REI SALOMÃO.



Tenho lido e relido alguns livros onde os autores citam a sabedoria do Rei Salomão e dos financistas da época da cidade  Babilônia, cidade extinta que foi a capital da antiga Suméria e Acádia, no sul da Mesopotânea (hoje no moderno Iraque, localiza-se a aproximadamente 80 km ao sul de Bagdá) . Nos negócios, creio realmente que este sábio rei, é insuperável até os dias atuais, com seus conselhos que atravessaram os séculos e encontram adeptos até hoje. Seus escritos no campo das finanças servem e muito para os dias atuais.
Alguns devem conhecer a história bíblica do Rei Salomão. Este foi o Rei mais sábio e próspero que já existiu.
Salomão teve que assumir o trono ainda jovem e por isso implorou a Deus sabedoria para governar seu povo. Diante de tão nobre pedido, “Deus” deu a Salomão não somente a sabedoria, mas também fortuna, domínios, prosperidade e felicidade para si e suas gerações futuras, porque achou muito louvável um pedido, que não foi de poder, vencer os inimigos, riquezas - algo que todos priorizavam. Em troca “Deus” pediu a Salomão apenas fidelidade, que adorasse um único Deus, o Deus de Israel.
Salomão teve uma vida farta e feliz, mas no fim de sua vida, segundo a Bíblia, ele começou adorar os deuses de suas mulheres. Neste momento ele descumpriu com a sua promessa a “Deus” e a partir daí as suas gerações futuras não mais teriam acesso a sabedoria Universal.
Trazendo para o conhecimento de hoje, percebemos que Salomão teve na realidade uma verdadeira conexão com o seu Eu interior, seu verdadeiro Deus e este acesso foi tão grande que liberou toda sabedoria, que já lhe era inata.Salomão nos fornece até hoje a fórmula simples e mágica da reter um pequeno percentual do que recebemos para iniciar uma poupança. Precisaríamos de muitos ¨conselhos¨ dos especialistas de mercado para se chegar ao mesmo propósito.
Como primeira regra, ele nos ensina que devemos guardar a título de pagamento a nós mesmos, 10% de tudo o que ganhamos, sobre salários ou outros proventos.
Devemos iniciar, o mais breve possível, esta poupança ¨forçada¨, embora sempre acharemos uma desculpa afirmando que os proventos já estão comprometidos e não teria como separar os 10% para poupar. Mas pagando a você mesmo por ¨ merecimento¨ 10% sobre todos os seus ganhos, será mais fácil iniciar a sua caderneta de poupança.
Mas para chegar ao objetívo, ele nos ensina também como fazer o dinheiro trabalhar para nós, como se diz hoje em dia, multiplicar.
Antes disso, devemos fazer um planejamento  especificando os ¨quês¨.....por exemplo....poderia planejar que daqui a 2 anos com o resultado da nova poupança de 10% de tudo que eu receber de salários ou outros rendimentos, com esse dinheiro irei trocar de carro. Este é apenas um exemplo de um planejamento, afinal, como cita o escritor Alan Larkin em seu livro¨ How to Get Control of Your Time and Your Life¨, Planejar é trazer o futuro para o presente, para que você possa fazer algo a respeito agora.


- Conselhos antigos-

Eclesiastes, 5:10- Quem ama o dinheiro nunca tem o suficiente; quem ama a riqueza nunca está satisfeito com o que ganha,


Provérbios, 22:29 - Observas alguém que é versado com seu trabalho?Sabe que ele terá condições de se apresentar perante o rei e não buscará a companhia de gente obscura.


Provérbios, 21:5 - Os pensamentos do diligente o conduzem à abundância, enquanto o precipitado só acelera a vinda da pobreza.


Provérbios, 28:19 - Quem lavra a sua terra terá muito pão, mas o que busca somente coisas vãs terá somente muita pobreza.


Provérbios, 14:15 - O imprudente acredita em cada palavra, enquanto o prudente avalia de onde ela proveio.


Provérbios, 22:3 - O prudente percebe o mal e dele se oculta, mas os insensatos passam (à sua frente) e são punidos.


Provérbios, 1:19 - Assim são os caminhos de todos os que anseiam por ganhos ilícitos; sua cobiça terminará por lhes tirar a própria vida.


Provérbios, 15:22 - Por falta de conselhos se frustam propósitos, mas quando conselheiros são consultados eles se tornam realidade.


Livros onde foram tirados alguns ensinamentos acima: 
-Bruce Fleet e Anton Gansky, Os sete princípios de SALOMÃO,Lua de papel, 2010.
-Steven K.Scott, SALOMÃO, o homem mais rico que já existiu, Sextante.  


Aproxime-se de quem lida com dinheiro e peça conselhos; esta pessoa experiente poderá lhe oferecer bons conselhos e, creia, ela gostará de fazer isso, provavelmente já se cansou de ver os tolos se darem mal. Todos temos vaidades e, dentre elas, dar conselhos a quem pede é uma forma de fazer valer a sua experiência (dele) e você sai ganhando muito, porque evitará muitas armadilhas que podem fazer com que sua poupança vá para o ¨brejo¨ mais cedo do que imagina.