Qual Impressão É A Que Fica?

Reza o ditado que “a primeira impressão é a que fica”, mas na verdade a coisa não funciona exatamente nessa ordem, pois tão importante quanto uma boa apresentação, será conseguir manter essa impressão favorável até o final do encontro, seja este romântico, entrevista de emprego, profissional etc. Uma simples atitude ou palavra dita na hora errada, pode muitas vezes comprometer o êxito do seu encontro ou mesmo levar tudo por água abaixo.

Por outro lado, não se apoquente se de início não lograr deixar uma boa impressão. Respire fundo, mantenha a calma e com habilidade e bom papo se esforce para transmitir uma boa imagem de si mesmo, mormente no momento em que for se despedir dando a conversação por encerrada, porque sou de opinião que A ÚLTIMA IMPRESSÃO é a que se grava melhor na memória e no emocional das pessoas. Duvida? Façamos um pequeno teste.

Maria é muito trabalhadora, mas pouco ambiciosa.

Agora a mesma afirmação invertendo apenas a ordem dos adjetivos.

Maria é pouco ambiciosa, mas muito trabalhadora.

Observe que a impressão muda dependendo de como as coisas são colocadas. Na primeira frase o destaque é a pouca ambição de Maria, enquanto que na segunda o fato de maior relevância é que Maria se entrega ao trabalho sem preguiça. Em ambos os casos o último adjetivo deixou uma impressão mais forte.

Essa técnica possui grande utilidade na ocasião em que por dever precisamos criticar o comportamento de alguém mas não desejamos magoá-lo. Dica: quamdo tiver de fazer uma critica não se esqueça de ressaltar também um aspecto positivo da pessoa logo após ter efetuado a crítica. O efeito dessa ação será uma maior receptividade por parte do criticado em relação às suas ponderações.

Isso me faz lembrar a história do sujeito que marcou o primeiro encontro com a garota dos seus sonhos. Durante o romântico jantar à luz de velas o cara se portou como um perfeito cavalheiro, acertando desde a escolha do vinho até a escolha dos assuntos que mais a agradavam. Porém, lá pelas tantas o rapaz descobriu que a moça não era afinal a garota dos seus sonhos. Decepcionado mas não querendo dar muitas explicações à menina, teve uma ideia. Terminaram o jantar e ele a levou para casa. Quando sentiu que ela iria beijá-lo, o sujeito deu uma cusparada no chão seguido de um peido com efeito metralhadora _ aquele que faz traaaaaaaa _ e indagou naturalmente:

_ E então, quando nos vemos novamente?

_ Ah, no que depender de mim nunca mais seu estúpido mal-educado! _ respondeu a garota transtornada.

Agora já aprendeste, tenha muito cuidado com o que você disser ou fizer nessa hora crucial que é a parte final do encontro, é que a última impressão é a que fica.