Falando grego

Esther Ribeiro Gomes

‘Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus’

(Sócrates)

Aqui estou a traçar algumas linhas, inspirada por uma brisa divina...

Ah, que delícia, depois daquele calor terrível que mais parecia uma pequena mostra do inferno!

Nesta breve vida, depois do sofrimento sempre vem a bonança e

dou graças a Deus por esse vento gostoso que vem do mar e me faz sonhar...

Sonhar com a Grécia e suas ilhas de um profundo mar azul e aquelas casas branquinhas, repletas de primaveras coloridas.

Quando Deus criou o mundo, lá devia ser o paraíso...

Numa dessas tardes quentes de verão, em que dá vontade de não fazer nada, sentei-me no sofá e acompanhada de uma grande tigela de pipocas, assisti ‘Falando grego’, filme encantador protagonizado

pela mesma atriz de ‘Casamento grego’, outro filme que amei!

Até hoje me lembro (às vezes assisto de novo), do maravilhoso filme ‘Zorba o grego’, estrelado pelo inesquecível Anthony Quinn.

Esse filme retrata o verdadeiro espírito grego, ‘kefi’, que significa vivacidade, alegria, paixão...

O povo grego se assemelha muito aos italianos na imensurável alegria de viver, na paixão pela família, pela comida e pelos costumes arraigados em suas almas.

Os gregos amam a música, são expansivos e exprimem suas emoções com a dança.

São alegres, brincalhões e emotivos, parecidos com os italianos que convivi durante muitos anos.

Na Grécia tive a sensação de voltar no tempo, ao me deparar com as belíssimas antiguidades e templos de construções milenares, onde grandes filósofos faziam seus discursos repletos de sabedoria que até hoje nos ensinam e encantam...

A Grécia inteira respira filosofia (que significa amor à sabedoria), legado de grandes filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles e Pitágoras, entre tantos outros.

Itália e Grécia, esses dois países encantadores, são diferentes apenas geograficamente, pois neles as pessoas se conectam com suas almas e enriquecem o espírito, num verdadeiro banho de civilização e cultura.

Os gregos e os italianos têm senso de humor e alegria de viver!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 18/02/2011
Reeditado em 18/02/2011
Código do texto: T2800652