Coleções!!!!

Ser humano tem mania de colecionar, juntar. São muitas as variedades. A coleção geralmente começa com uma paixão, que rapidamente se torna mania.

Algumas pessoas colecionam objetos antigos os mais variados: louças, móveis, carros, e uma infinidade de itens a mais. Existem aqueles colecionadores (a maioria deles) empenhados em sempre aumentarem cada vez mais o acervo. Fazem loucuras para terem aquele item considerado raro, valioso, pelos que colecionam determinados objetos. Existem peças caríssimas, e pessoas que não medem esforços para consegui-las.

Dizem que colecionar é extremamente gratificante, que os colecionadores sentem um prazer imenso quando admiram os itens que pertencem ao seu acervo pessoal. E um prazer grande também, quando adquirem determinado item. Uma coleção dá trabalho, pois tem que ser tratada com cuidados especiais, e todos que colecionam sabem disso, e gastam um tempo e uma energia intensa para cuidarem dos seus “tesouros”.

Não é simples e nada fácil ser um colecionador! São muitas as dificuldades, demanda tempo, gasta-se dinheiro. Mas, de acordo com eles, vale a pena, pois olhar e cuidar da coleção os faz felizes. Dizem também, que a empolgação que sentem, quando estão prestes a aumentarem a coleção, é algo indescritível. E existe também o valor afetivo que existe pelo que se coleciona.

Colecionar, pode talvez ser comparado a um vício. A pessoa cada vez quer mais. Está relacionado ao prazer, a euforia, a satisfação. Algumas pessoas até admitem que a prática de colecionar se tornou um vício na vida delas. O vício é uma forma de se preencher imediatamente o vazio que se sente. Só se vicia em algo que nos dá uma sensação, na maioria das vezes falsa, de preenchimento, de saciedade de uma necessidade. De prazer!

Tudo bem quando se coleciona carrinhos, álbuns de figurinhas, revistas em quadrinhos, canetas, objetos de arte, cartões de telefone, Ferraris, bolsas Louis Vuitton. Tudo bem quando o prazer é proporcionado por juntar objetos. Hoje em dia, se coleciona de tudo. Algumas pessoas se ocupam demasiadamente com esta mania.

Mas existem pessoas que são colecionadoras de sentimentos nocivos. Gostam de colecionar sentimentos que lhes causam tristeza. E conseguem se tornar grandes colecionadores! Alguns colecionam mágoa, rancor. E cuidam com bastante zelo dos itens desta sua coleção. Como todo colecionador, fazem questão de sempre adquirirem mais e mais. E se empenham em terem muitos destes itens, para que a sua coleção fique cada vez maior. Estão sempre achando motivos para aumentarem o acervo. Como todo colecionador que se preza! Precisam desesperadamente da sua coleção aumentada. E não medem esforços para sempre conseguirem mágoa. Bolam estratégias, criam situações, e muitas vezes, até estimulam as pessoas que as rodeiam, a fornecerem exemplares para aumentarem sua coleção. A recusa destas pessoas em ajudarem, também é bem recebida, pois se torna um item valioso: a mágoa por ter sido contrariada!

Como todo vício, se viciar em ser uma pessoa magoada, que cultiva o rancor, é perigoso. Para o colecionador e para quem, por algum motivo se relaciona com ele. E bastante estranho também.

Só guardamos o que, de alguma forma precisamos, ou achamos que vamos precisar um dia. Ninguém guarda algo que lhe parece inútil, que lhe incomoda. Só se acumula algo que se valoriza, pelo qual se tem algum tipo de afeto. A coleção agrada o colecionador.

Quem coleciona mágoa sente prazer por este sentimento? Forma estranha de sentir prazer!!!

Francisquini
Enviado por Francisquini em 18/02/2011
Código do texto: T2800685
Classificação de conteúdo: seguro