O papel da árvore

A árvore tem vários papéis em nossas vidas, a começar pela celulose, que nos dá o papel. O papel, por sua vez, nos dá o caderno e o livro. Há sempre algum objeto na praça, no escritório, na casa que é feito de madeira, inclusive há casas inteirinhas construídas com madeira. Madeira esta que hoje em dia vem de plantações próprias para isto.

Em todas as cidades elas nos encantam. Olhar o verde é repousante. Quanto mais arborizado for o ambiente maior a oxigenação e melhor respiramos. Pelas ruas há túneis verdes formados por árvores de um lado e de outro, como os formados pelas mangueiras lá em Belém do Pará. No caminho para a praia de Cidreira aqui no Sul há um túnel, que de tão lindo serviu de locação para o filme “Dois Córregos”.

Isto sem falar dos frutos, das flores e muito mais. Até sua sombra é positiva. Quando caminhamos ao sol, nada mais aprazível do que pararmos um pouco sob uma árvore seja ela frondosa ou mirrada. Mas a sombra do homem, essa é desastrosa. Há oito anos alguns moradores do prédio em que resido se reuniram para cortar uma paineira que chegava à janela do sexto andar. As desculpas eram as mais estapafúrdias. Para encurtar conversa, antes que acabe o papel da crônica, depredaram a árvore num dia em que os defensores do verde não estavam. Sofremos todos nós, inclusive uma sanção da Prefeitura.
Passaram-se os anos. Um dos galhos remanescentes da paineira cresceu tão forte e viçoso que abraçou a paineira e esta, mais uma vez, cobriu-se de verde frondoso para farra dos pássaros! Na copa da árvore ainda há os galhos secos depredados, como a lembrar-nos que a natureza sobrevive ao homem.



foto meriam - paineira