VIDA A DOIS

blog: http://eu-simplesmenterejane.blogspot.com

rejanesavegnago@hotmail.com

O desafio de manter um relacionamento amoroso está ligado à capacidade do casal renovar-se constantemente e evoluir junto, mas sem que cada um abra mão do seu crescimento individual.

De alguns anos para cá, o casamento como instituição e a família como núcleo ganharam extrema flexibilidade. A durabilidade de alguns casamentos é relativamente baixa. Em muitos casos, passada a paixão inicial, não surge um amor com raízes fortes e o casal, enfraquecido pela rotina, acaba caindo como uma árvore seca que não resiste um dia de vento. Então, como seres tão diferentes pode ter um relacionamento saudável? Esse é um dos maiores desafios da humanidade. A maioria dos homens somente aprende isso com o tempo; as mulheres também. Geralmente, quando a mulher tem um problema ela quer desabafar, falar sobre o ocorrido, detalhes são colocados, suas emoções estão à flor da pele e necessitam ser validadas e ouvidas, mas lá vem o homem com sua mente lógica, querendo calcular perdas e ganhos e colocar soluções práticas, imediatas; por mais que sejam coerentes, essas soluções, o homem ainda não percebeu que as mulheres não querem isso, querem algo mais simples, pois a solução elas têm; apenas querem ser ouvidas, mais nada. Ser ouvida é como um exercício de compreensão e carinho, validação e amor. Assim como para o homem, não ser criticado é essencial, para a mulher ser ouvida também é essencial.

Essas diferenças, com o tempo, desgastam o relacionamento. Por isso é fundamental saber o que cada um gosta e dar valor para essas pequenas coisas que geram grande resultados. O prazer de amar é bem diferente da busca egoísta da satisfação.

No casal ideal, ambos vão descobrindo novos níveis de consciência, mais profundos à medida que o tempo passa. Não basta dar tudo ao outro. É necessário dar o que o outro precisa.

Na verdade, não devemos esperar o amor do outro. Devemos dar o amor ao outro. Quem ama quer ver o outro feliz. Mas hoje em dia, escutamos, ¨eu quero ser feliz¨, ¨eu quero que ele me faça feliz¨... Puro ego. Amor não é nada disso.

A cada passo abrem-se milhares de caminhos possíveis entre os quais devemos optar. A vida só é linear na aparência. Quando o futuro de uma relação amorosa é somente a continuação do passado, já não relação nem amor. Mas quando a relação renasce a cada momento, é como um rio, que renova constantemente suas águas sem sair do lugar. Deus nos fez em pares para que fôssemos felizes, ambos. Fui!

Rejane Savegnago
Enviado por Rejane Savegnago em 21/02/2011
Código do texto: T2806007