REVOLUÇÃO FEDERALISTA

Por: David Kooperfield.

A revolução federalista ocorreu entre 1893 e 1895 nas terras do sul entre partidários de duas oligarquias gaúchas.

De um lado estavam os republicanos apelidados de chimangos ou pica-paus, liderados por Júlio de Castilho, positivista. Estes defendiam a existência de um presidencialismo forte, centralizador, no estilo do governo de Floriano Peixoto.

Do outro estavam os federalistas com o pseudônimo de maragatos sob a liderança de Gaspar Silveira Martins. Estes defendiam a criação de um regime parlamentarista semelhante ao que havia acontecido no país no segundo reinado, (parlamentarismo às avessas).

O confronto ultrapassou as fronteiras do Rio Grande do Sul, chegando a Santa Catarina, Paraná e Uruguai. Em seu governo o Marechal de ferro não consegue por fim ao conflito. Somente em 1895 já no governo de Prudente de Morais é assinado um "acordinho" de paz na região.

É verrificável com certa facilidade que as oligarquias sempre propunham mudanças mas desde que fossem a partir de seus interesses, e o povo? o povo que se exploda.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 24/02/2011
Reeditado em 26/02/2011
Código do texto: T2812005
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.