CONTESTADO DE SANTA CATARINA E PARANÁ (1912-1916)

Por: David Kooperfield

A região do contestado situada entre os rios Uruguai, Iguaçu e Negro era disputado por Paraná e Santa Catarina em virtude de sua riqueza florestal e da extensa plantação de erva-mate, região que atrai grandes companhias que se apossavam das terras dos posseiros locais e os expulsava.

O Supremo Tribunal Federal, em 1904 deu ganho de causa a Santa Catarina, (o desembargador deveria ser parente do governador ou de latinfundiários catarinenses), o embaraço entre os dois estados se deu quando a execução fora embargada. A situação ficou pior quando se inicia a construção de uma linha férrea de São Paulo ao Rio Grande do Sul que ao termino expulsou todos os trabalhadores que haviam se fixado na região próxima a linha através de um acordo prévio para tal

medida adota pelos especuladores e grandes madeireiras. no Brasil é assim enquanto uns lutam por melhorar suas condições sem conseguir nada, vem outros lá da casa do chapéu fazendo coisa com coisa por cima de tudo.

Com o crescimento do grupo de trabalhadores sem-terra, favoreceu ao surgimento de agitações populares. Miguel Lucena Boaventura, desertor da policia militar, (devia estar a meses sem receber, até hoje eles não pagam direito, PEC 300?!) se fez chamar de Jose Maria, “o Monge”. Pregava o aparecimento de uma sociedade igualitária e a formação de um arraial em Taquaruçu, onde denominou a comunidade de “Quadro Santo”, liderados por um grupo chamado de “Os doze Pares da França”, (deve ter se inspirado nos discipulos) em Santa Catarina, onde mais tarde evoluiu para “A Monarquia Celestes”.

Porem José Maria morreu em outubro de 1912 em combate com tropas paranaenses. Eusébio Ferreira de Santos passou a liderar o movimento (sempre tem alguem de olho na queda do chefe), O grupo de revoltosos pelavam suas cabeças (daí chamados de pelados) se subdividiu e passou a ocupar vários municípios considerados santos. Os pelados almejavam um lugar de paz, justiça e prosperidade numa concepção mais religiosa que política. Os beatos infligiram algumas derrotas aos militares e se refugiaram num povoado de Santa Maria com cerca de 5. 000 pessoas.

O general Setembrino de Carvalho com 7.000 homens em 1915 apoiados pela artilharia aérea, percebeu ai, os esforços do governo, é meu amigo, quando é pra defender o dele... finalmente venceu os rebeldes. também pudera ne...

No ano seguinte o Paraná e Santa Catarina resolveram o litígio do território em questão.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 25/02/2011
Reeditado em 25/02/2011
Código do texto: T2813998
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.