A REVOLUÇÃO RUSSA: O CONTEXTO E AS 1ª GREVES

A REVOLUÇÃO RUSSA: O CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO E ECONÔMICO DO IMPÉRIO DO CZAR E AS PRIMEIRAS GREVES

Por: David Kooperfield

Reflexo da primavera dos povos de 1848 quando foi publicado o “Manifesto Comunista” por Marx e Engels.

O império russo vivia uma situação bastante delicada com uma população de 160 milhões de pessoas, sendo que a metade era de povos de diferentes culturas subjugados pelo império russo, vivendo num mesmo território submetidos a um governo déspota que governava em conluio com a nobreza latifundiária assessorada pela igreja, agora te pergunto é preciso algo mais para a dominação e a exploração funcionar?

No inicio do século XIX ocorre o populismo (narodnichestvo) movimento organizado por estudantes e intelectuais empenhados em divulgar por todo o país as idéias revolucionárias com o fim de organizar grupos de militantes políticos e armados. E os nossos estudantes hoje, se preocupam mais com o coletivo ou com o umbigo?

O processo de industrialização iniciado em meados do século XIX em virtude investimentos franceses, ingleses, belgas, alemães e de estatais, corrobora para o crescimento da massa de operários urbanos expostos a exploração com jornadas de 12 a 16h, baixos salários, proibição sindical e ausência de regulamentação trabalhista.

Aumentaram os conflitos entre os trabalhadores e o Czar através dos movimentos grevistas.

o capitalismo é igual em todo lugar, esse é o segredo, trabalhadores uni-vos.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 26/02/2011
Código do texto: T2816869
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.