UM OUTRO MARACANAZO?

UM OUTRO MARACANAZO?

... domingo, final da tarde do dia 16 de julho de 1950. As seleções do Brasil e do Uruguai, decidem no Maracanã, perante 200 mil pessoas,

a quarta edição da Copa do Mundo. A vitória brasileira, favas contadas, dependia apenas do apito inicial do árbitro; a única dúvida, era saber qual seria o placar, a favor do Brasil... Nenhum daqueles 200 mil torcedores presentes ao estádio, aventava a hipótese de uma

derrota. Mas ela veio. Veio chocante, em um primeiro momento. Veio dolorida e sem explicação, no momento seguinte e veio com uma dor

tão desmedida, que machuca até hoje, mesmo a quem não assistiu... Uma multidão incrédula, calou. Foi tornada muda, por um golpe fatal,

desferido por um guerreiro uruguaio... Quase que simultaneamente, fez-se o silêncio. Um silêncio ensurdecedor. Um grande silêncio de morte...

Um dos guerreiros uruguaios, ainda hoje vivo e que participou daquela batalha, afirmou a algum tempo atrás, que se a disputa acontecesse

hoje, ele se deixaria vencer; teria vergonha de sentir tanta alegria, em meio a uma dor tão profunda. Teria medo de ouvir, aquele tão grande

silêncio...

A derrota brasileira, ficou conhecida como "maracanazo"; foi este o nome que a mídia uruguaia, ironicamente, deu à vitória da

celeste... Acredito que agora, a torcida brasileira, está prestes a assistir a um novo maracanazo, já que o Brasil foi o país escolhido como sede, da Copa 2014. A FIFA exige, de um país que se propõe a sediar uma Copa do Mundo, um investimento de muitos milhões de dólares na infra estrutura e na construção e/ou reforma dos seus estádios. O Maracanã, pela sua tradição, beleza e imponência, foi o palco escolhido para receber, a partida final da Copa. Só que depois de tantas reformas, já sofridas por esse estádio, o que ele, mesmo assim, ainda precisa para o evento, é de mais reformas. Depois de tantas reformas... reformas!?... O custo inicial para que todas as exigências FIFA fossem atendidas, era da ordem de 430 milhões de reais e por um motivo qualquer, passou para 500 milhões, depois para 630 milhões e hoje está em torno de 720 milhões de reais. Não consigo entender tamanha discrepância. Li em algum lugar, que uma das nossas cidade-sede, construiria um novo estádio, a um custo por volta de 300 milhões de reais; por quê a reforma do Maracanã então, ficará duas vezes e meia, mais cara? Como idiota que sou (aliás, um ótimo idiota; pago até os meus impostos...) e conhecendo bem os nossos políticos, os nossos dirigentes esportivos e tendo a mais absoluta certeza, de que tudo que eles fazem, "é pensando no bem estar do povo", posso afirmar com plena convicção que, até o início da Copa, os gastos com a reforma do Maracanã, serão elevadas para 1,5 bilhões de reais... Esta convicção, me remete a uma dúvida, que me assalta (ops!): Será isto, um outro maracanazo?...

Sergio Pantoja
Enviado por Sergio Pantoja em 27/02/2011
Código do texto: T2817779
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.