O MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Por: David Kooperfield

A partir de 1931 ainda sob o efeito da crise de 1929 e a queda dos preços do café para agradar as oligarquias que o apoiaram comprando e queimando sacas de café.

As coisas ficaram mais complicadas quando foi nomeado o tenente João Alberto Lins de Barros para interventor de São Paulo, frustrando o PARTIDO DEMOCRÁTICO que esperava alcançar o governo do estado.

O Partido Democrático se une ao Partido Republicano Paulista e passavam a pressionar o governo provisório a convocar a Assembléia nacional Constituinte e eleições gerais.

No Brasil as diferenças partidárias são flexíveis às circunstâncias e interesses, as vezes grupos políticos adversários ferrenhos aparecem da noite pro dia de mãos dadas em nome de um “projeto comum”.

Em fevereiro de 1932 Vargas indica PEDRO DE TOLEDO, civil e paulista e anuncia a realização de eleições para o ano seguinte.não adiantou o levante já se iniciara seu curso. Nos dias 22 e 23 de maio em confrontos de rua onde morreram 4 estudantes cujas iniciais deram nome ao movimento MMDC.

Os paulistas esperavam receber o apoio de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato grosso, recebendo adesão apenas deste último, no Brasil as elites nem sempre tem os mesmo interesses e quando isso ocorre elas se traem.

A luta armada permaneceu por 3 meses e os paulistas não resistiram as forças superiores do governo. Porem suas reivindicações ecoou pelos próximos anos, ou abrindo portas ou enrijecendo o governo Vargas.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 28/02/2011
Código do texto: T2819539
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.