A MORTE INDESEJADA, KARIN, BRUNA E PENSAMENTOS

Difícil falar de uma pessoa que foi a mais incrível expressão do bem. Quase impossível. Morreu Moacyr Scliar. O pouco que conheci e o muito que li e ouvi dele me garantem essa afirmação. Morreu com doenças arrasadoras; impossíveis de serem evitadas, de serem preventivamente tratadas. Scliar, em seus 73 anos de vida, realizou o que a maioria das pessoas não consegue fazer, se pudessem, em dois séculos de vida. Escreveu 80 livros. Foi escritor e médico o tempo todo; sem parar, escreveu e cuidou da saúde pública. Cursou medicina, fez pós graduação e doutorado. Seu livro “O Exercito de um Homem só”, traduzido para dezenas de países, foi considerado pela crítica internacional como o “Dom Quixote” do século XX. Scliar achava que era importante para o escritor ser conhecido em outros países. Porém, disse, “para a literatura brasileira, que é pouco divulgada no exterior, isto é mais importante ainda.”

KARIN RODRIGUES

A Senhora de Dubuque, peça de Edward Albee e personagem de Karin Rodrigues nessa montagem em São Paulo chama minha atenção, nas fotos dos jornais paulistanos, sua semelhança com a atriz britânica Judi Dench.

BRUNA SURFISTINHA

O que os produtores desse filme esperam é que ele seja mais um blockbuster, como Tropa de Elite. Não sei! As senas de sexo, a questão principal do desempenho de Bruna Surfistinha, ficam nas imagens da atriz que interpreta a personagem, Débora Secco, que já apareceu nua em diversos ensaios fotográficos e todo mundo já viu o que era pra ser visto. Blockbuster mesmo foi o blog da Bruna Surfistinha garota de programa contando e dando notas de 0 a 10 para o desempenho de seus, digamos, usuários.

O filme trata de sexo, sim, mas principalmente de sedução e do prazer de seduzir.

PEDRO ALMODÓVAR

Uma das cenas mais tocantes do filme Volver, de 2006, é Penélope Cruz, que se torna verdadeiramente atriz nas mãos de Almodóvar, cantando o tango Volver, de Carlos Gardel, ao jeito gitano de cantar enquanto a mãe, escondida, ouve a canção. Volver, cujo sentido não é penas voltar, mas “voltar a algum lugar” trata da volta da mãe, depois da morte simulada, num incêndio, para sua terra natal para corrigir situações que não pode resolver durante sua vida.

Um trecho da letra pra entender melhor:

Yo adivino el parpadeo

de las luces que a lo lejos,

van marcando mi retorno.

Son las mismas que alumbraron,

con sus pálidos reflejos,

hondas horas de dolor.

Y aunque no quise el regreso,

siempre se vuelve al primer amor.

La vieja calle donde el eco dijo:

tuya es su vida, tuyo es su querer,

bajo el burlón mirar de las estrellas

que con indiferencia hoy me ven volver.

Volver,

con la frente marchita,

las nieves del tiempo

platearon mi sien.

Sentir,

que es un soplo la vida,

que veinte años no es nada,

que es febril la mirada

errante en las sombras

te busca y te nombra.

Vivir,

con el alma aferrada

a un dulce recuerdo,

que lloro otra vez.

+=+

CARLOS GARDEL

E por falar em Carlos Gardel uns dizem que era uruguaio, nascido em Taquarembó; outros, que era frances, nascido em Toulouse. Ele, porém, quando indagado de sua verdadeira identidade dizia: “nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade”.

+=+

OS JORNAIS PUBLICARAM

= “...a criança, um coroinha da igreja, foi assediado por um padre homossexual...”

Tem gente chamando homossexual de pedófilo. Errado; um não é sinônimo do outro. Especialistas no assunto afirmam que a homossexualidade é uma orientação sexual do indivíduo cuja característica é a atração que sente física, emocional e esteticamente por pessoas do mesmo sexo. A pedofilia é perversão sexual; é a atração que sente um adulto por crianças. Isso é crime. Não a atração que sentem, mas, sim, o tipo de sexo que pratica.

= ” Chamada ao palco, Dilma entrou dançando ao som de um jingle melódico em torno de sua candidatura.”

Isso foi publicado pela imprensa no lançamento das candidaturas de Mercadante e de Marta, quando Dilma já era candidata a presidência da República.

Pela hóstia! Palanque agora é palco? E “jingle melódico em torno de sua candidatura” é de amargar alfenim. Jingle só pode ser melódico, já que é uma canção curta; “em torno de sua candidatura” é absolutamente incompreensível. O que será que o jornalista quis dizer com esse “em torno”? Empolgado pela “dancinha” da hoje Presidente, Mercadante disse que ela, quando “ministra das Minas e Energia, descobriu o pré-sal”.

O que é isso, Mercadante? Ninguém “descobriu” o pré-sal! A Petrobras achou petróleo depois da camada chamada pré-sal.

Mercadante não se elegeu, mas é Ministro de Dilma, Marta, que se elegeu, volta e meia preside sessões do Senado, como 1ª Vice Presidente.

= “O acidente terminou com um morto.”

Vulpino Argento, o Demente, pergunta: Divino Mestre, acidente termina? Quem termina com ele?

= Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

Membros: Tiririca (entre outros)

Atribuições: Definir o Plano Nacional de Educação e com ele, a Lei de Responsabilidade Educacional; a reforma do ensino superior, a questão das cotas e outras questões, em grande parte técnica, que exige gente de preparo de pessoas do setor. Os educadores.

Herda e Hosta, irmãs ex-censoras, hoje aposentadas, trocaram olhares em si.

= Comissão de Turismo e Desporto.

Membros: Romário, Danrley, Popó (entre outros).

Atribuições: Definir questões relativas ao turismo, em todos os seus mais diversos aspectos, e aos desportos em geral. Nessa legislatura tratar dos assuntos que se referem a realização da Copa do Mundo,em 2014 e a Olimpíada do Rio em 2016.

Arquibaldo, o Breve, que admira muito turistas e desportistas, acha isso muito estranho.

= Comissão de Finanças e Tributação

Atribuições: Além de suas funções legislativas e fiscalizadoras trata das questões das finanças do Poder Executivo e das tributações federais.

Membros: Jean Wyllys, ex participante do Big Brother Brasil, (entre outros).

Adônis, o Belo, apenas sorri, olhando-se num enorme espelho.

+=+

AS FRASES E OS PENSAMENTOS

Como se pergunta Paulo Wainberg, advogado e cronista: qual é a diferença entre frases e pensamentos? Eu não sei, nunca pensei nisso, e ainda não penso nisso. Assim, e enquanto isso, leiam essas frases que, certamente, expressam o pensamento de quem as escreveu, pois não?

De ilustres conhecidos.

= “O que se escreve ao correr da pena deve ser lido ao correr dos olhos.” – José de Alencar.

= “O silêncio, nela, significava o reconhecimento lacônico e indiferente de qualquer inadmissível verdade.” - Aberto Moravia

= “A esperança é um urubu pintado de verde.” – Mário Quintana

= “Ausência de evidências não é evidência de ausência.” – Carl Sagan.

= “Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.” – Carlos Drumonnd de Andrade.

= “Haja o que houver há sempre um homem para uma mulher.” – Vinicius de Moraes

(com a música de Tom Jobim)

= ”Não há, ó gente, oh! Não, luar como esse do sertão.” – Catulo da Paixão Cearense/ João Pernambuco.

+=+

Desse ilustre desconhecido.

= Verdade é razão; por ser inata e necessária. Portanto o oposto é impossível.

= Quando a natureza é agredida, ela não se defende. Tempos depois, ela se vinga.

= Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta.

= O homem pensa-se um ser tão superior, em todo o universo, que resolveu criar Deus, um outro ser anterior a ele.

= O silencio dela não significa consentir. Significa que é a mais destruidora arma enigmática.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

DESAFIO QUEM TRADUZIU “TO LOG IN” PARA “LOGAR”, “TO DELETE” PARA “DELETAR” A FAZER O MESMO COM “WORL WIDE WEB”.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

CESAR CABRAL
Enviado por CESAR CABRAL em 28/02/2011
Código do texto: T2820537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.