MEU INESQUECÍVEL CARNAVAL

(Em memória de Nany)

Era eu bastante jovem e cheio de vida. No entanto naquele carnaval estava muito aflito. Havia terminado o relacionamento com a namorada, há quatro meses atrás; uma garota por quem era loucamente apaixonado... Mas fui traído por ela. E não houvera motivos para aquilo, afinal vivíamos num amor intenso... Sonhava até eu torná-la, um dia, em minha esposa. Agora estava tudo acabado.

Não entendia o porquê de ela ter passado a gostar de um cara considerado por quase todo mundo que o conhecia, como gaiato, mal-educado e antipático.

Fiquei arrasado! Sentia-me frustrado ao lembrar que fora tão difícil conquistá-la.

Fiquei amargurado! E com complexo de inferioridade. Talvez ela tivesse sido atraída pelo corpo saradão do cara... Sei lá!

Pensei muitas coisas tolas, chorei e durante aqueles quatro meses não me interessei por mais ninguém nem por mais nada.

O carnaval chegara e isso não me dizia nada. Nenhuma coisa me importava. Fiquei direto dentro de casa. Os amigos apareciam me convidando para sairmos, e eu recusava.

Entretanto no último dia do carnaval tomei uma decisão: resolvi sair sozinho para a Avenida. Não pretendia brincar (não estava louco), apenas olhar... Quem sabe? Aquilo talvez amenizasse o meu sofrimento – pensei.

E fui. Parei próximo a um palanque onde se apresentava uma banda tocando marchinhas antigas. Houve um momento que resolveram tocar essa música: “Colombina eu te amei, mas você não quis, eu fui para você um pierrô feliz”. Fiquei com os olhos marejados. A ex-namorada veio à lembrança. Pensei em voltar para casa. A tristeza se abateu de novo em meu coração. Foi quando alguém chegou por trás me puxando e tentando dançar comigo. Fiquei meio sem jeito, todavia não me aborreci. Vi que se tratava de uma bela garota, embora estivesse mascarada. Estava acompanhada com mais duas igualmente mascaradas. Raciocinei: "Estão acoolizadas". Observava que sorriam e conseguiram me fazer também sorrir; conseguiram me fazer até dançar! Seguraram as minhas mãos e logo formamos um pequeno círculo e giramos juntos.

Depois a linda mascarada colocou um braço em meu ombro e abraçados dançamos. Suas mãos, seus braços tinham uma maciez... Seu corpo uma leveza indescritível! Ficamos assim dançando, brincando por mais de meia hora. Aí a que parecia mais velha disse pra ela: “Vamos, está na hora”. Ela então se afastou de mim e vi que iria tirar a máscara. Minha curiosidade era grande. Notava que ela era uma pessoa estranha, mas eu desejava ver a sua face. Puxou a máscara, a sua figura – quase desmaiei – era encantadora! Linda, linda, linda! Muito mais do que eu poderia imaginar! E sorrindo se despediu me dando um ligeiro beijo no rosto.

Senti-me, naquele instante, o homem mais feliz do mundo! Voltei para casa com o coração leve. Sentia-me plenamente consolado. Tinha valido a pena ter ido à avenida.

Três anos se passaram. Um belo dia estava eu chegando ao prédio da Biblioteca Central e ouço uma voz feminina de alguém que saía e passava por mim:

- Hei, você! Não está me reconhecendo?!

Olhei e vi que a pergunta era para mim, mesmo. Reconheci de imediato à pessoa. Apesar dos três anos e do pouquíssimo tempo que a conheci, vi que se tratava da garota do carnaval. E respondi:

- Meu Deus, não pode ser! Você a menina daquele carnaval! Claro que estou reconhecendo. Como esquecer uma pessoa tão linda, tão maravilhosa?...

- E tão maluca, também! – a completou sorrindo.

Abraçamos-nos e perguntei:

- E você... Como me reconheceu depois de tanto tempo?

- Vou lhe confessar uma coisa – disse-me ela com uma surpreendente intimidade – você nunca saiu da minha cabeça e do meu coração. Minha irmã até acha que eu pirei e eu suponho isso também. Sabe, naquele carnaval, quando eu te puxei, só estava querendo brincar com um desconhecido. Nem parece que sou uma tímida e bastante desconfiada, porém aquela era a minha única intenção. E não estava bêbada... Mas quando você se virou para mim, era como eu já te conhecesse há muito tempo. Você pode não acreditar, entretanto é a pura verdade! Até com a minha mãe eu já comentei isso.

- E o que ela acha disso? - quis eu saber.

- Ah, ela não concorda - disse sorrindo - Acha-me ingênua, que possa facilmente ser vítima de uma desilusão...

- Mas a sua mãe está certa - disse eu - Digamos que eu seja um cafajeste, um bandido... E aí?

- Olha, não acredito que o meu coração me cause essa decepção.

Então afirmei:

- Claro, é evidente que me sinto muito honrado, lisonjeado com esta sua confiança, porém, igual à sua mãe, acho temerário julgarmos alguém só pela aparência.

E eu não sei disso? - replicou com muita firmeza - Acontece que não estou julgando, estou sim, dando crédito ao que Deus colocou no meu coração.

Não preciso dizer que me causou grande impacto essa declaração bastante incisiva e feita por uma mulher que mal me conhecia. Jamais imaginei que um dia isso podesse acontecer e principalmente comigo. E naquela época!... Uma jovem fazer uma declaração a um rapaz assim, nem se ela estivesse louca! Fiquei imprecionadíssimo! Até hoje é difícil acreditar numa história dessa, eu admito.

Procurei também saber para onde ela estava indo naquele momento. Disse-me que estava se dirigindo para o ponto de ônibus de onde retornaria para a sua casa. Indaguei ainda se podia acompanhá-la até ao ponto e ela respondeu que sim. No caminho convidei a entrarmos numa sorveteria, tomarmos um sorvete e conversarmos com mais tranqüilidade. Fiquei sabendo que se chamava Viviany, no entanto eu podia chamá-la de Nany, o seu apelido favorito. “Que reencontro fantástico!” exclamou. Depois falou dos seus estudos e dos seus projetos e por fim fez uma coisa inédita,segundo ela, para uma pessoa praticamente estranha como eu: deu-me o seu endereço e o número do telefone residencial (na época, só existia telefonia fixa). Aguardaria-me para uma visita. Combinou, da mesma forma, um novo encontro na Biblioteca Central. Agradeci pela demonstração de confiança e pelas declarações de carinho e lhe disse com humor:

- De tímida, você não tem nada!

- Depende... – respondeu, rindo – Se for familiar não, mas você, já lhe disse, é como se eu o conhecesse há bastante tempo. E o meu coração me diz que eu posso confiar e ele nunca me enganou. Estou consciente que posso ser julgada incorretamente, mas não me preocupo porque acredito que logo isso se esclarecerá.

Fiquei impressionado com tudo aquilo. Para mim, era como se eu estivesse sonhando!

Por certo momento, entretanto, cheguei a achar que a Viviany fosse uma dessas meninas “fáceis” e fiquei até intrigado: como pode uma garota tão linda ser assim? Mas à medida que eu fui a conhecendo descobria que eu estava redondamente enganado. Aliás, só aceitou namorar comigo após se certificar bem que eu não estava namorando ninguém.

Uma de suas irmãs, que de vez em quando a acompanhava, comentou um certo dia, comigo: “A Nany se 'abriu' muito com você e rapidamente. Até eu que sou sua irmã fiquei espantada”.

Durante aquele ano me encontrei diversas vezes com ela, na Biblioteca Pública dos Barris e em sua residência - inicialmente como amigo, depois já como namorado - e sempre fazendo planos. Plano para irmos ao cinema, plano para irmos a uma praia, plano para irmos a um show... Por várias razões que ela constantemente me arrumava, nunca foi possível realizar nenhum desses sonhos, contudo cada encontro era uma felicidade maior. Claro que rolavam muitos beijos, muitos “amassos”, muitas carícias... Estava novamente apaixonado. E me sentindo a pessoa mais feliz do planeta! Num desses encontros me deu de presente o videocassete da Elaine Paige com a bela música “Memory”. Era, então, uma novidade no mundo inteiro. Lembro que antes de abrir o pacote, perguntei se a fita não era da marchinha antiga do carnaval. E ela sempre sorrindo, respondeu: “Não! Que isso?! Esta é a minha música para você”. E, com a sua doce voz, cantou (dominava bem o inglês) um pedaçinho no meu ouvido. Aí me disse: “É com esta música que eu quero ser sempre lembrada por você”.

Constantemente nos encontramos, como já disse, e também nos comunicamos apesar da limitação do telefone fixo. Comunicamos-nos até o dia em que quem me atendeu foi a sua irmã mais velha. Chorava desesperadamente e me esclareceu que a Viviany estava hospitalizada; que os exames diagnosticaram leucemia aguda. Foi um choque, vocês devem fazer idéia. Na época, aqui em Salvador, não havia centro médico especializado nessa enfermidade; os pais da Viviany iriam, então, levá-la para Curitiba, o único lugar no Brasil onde já se começava a fazer transplante de medula óssea.

No dia do seu embarque para Curitiba, estava eu lá no aeroporto a me despedir dela e desejando-lhe boa sorte. E me olhando com os seus olhos brilhantes, me disse com aquela voz meiga:

- Meu pierrô – era assim que ela sempre me chamava, embora eu nunca tivesse usado a fantasia desse personagem – não fique triste. A sua colombina irá voltar e nós viveremos um carnaval eterno – e levemente sorrindo jogou um beijo com uma das mãos.

Mas a minha colombina não voltou. Quisera eu alterar o final desta história. Se fosse ficção, com certeza eu criaria um outro fim para tal.

Infelizmente, a maravilhosa Viviany veio a falecer três meses depois. A cirurgia fracassara. Fiquei desesperado, muito mais triste do que já estivera. Uma irmã dela me entregou um pequeno bilhete que me deixara: “Meu pierrô, estou indo com você dentro do meu coração, beijos!”.

No velório dela aqui em Salvador, o seu pai, muito abatido, disse aos presentes: “Agora vamos ouvir uma música que foi o desejo dela antes de partir que realizássemos nesta ocasião”. E aí colocou a tocar baixinho a música “Memory”. E eu, que chorava, desabei!

Em seguida fiz este poema:

“NANY”

Não são as gotas do orvalho da noite,

Mas as lágrimas do luar que caem sobre mim...

Nany, você era a razão do nosso viver,

Você era a nossa alegria, a nossa felicidade!

Nany, Nany, Nany, por que você se foi?

Por que a tiraram de nós?

Espalhou-se a tristeza por toda parte,

Em nosso jardim, todas as flores murcharam,

Você trazia vida a tudo e a todos...

Nany, Nany, Nany, cadê você, querida?

A lua em prantos só está a me perguntar por você,

As estrelas também não se conformam,

Até o sol quer saber aonde você está...

Nany, Nany, Nany, por que você se foi?

Sei que não era, não era isso o seu querer...

Todos nós agora estamos também mortos,

Fomos todos sepultados juntos com você.

E só restou a eterna saudade daquela criatura maravilhosa e daquele carnaval.