REVOLUÇÃO RUSSA 1917: BOLCHEVIQUES E MENCHEVIQUES

POR: David Kooperfield

Em decorrência das dificuldades econômicas vividas pelo império russo no inicio do século XIX. É Nesse momento que as idéias marxista se alastram e formam o primeiro partido político marxista em 1898, o PARTIDO OPERÁRIO SOCIAL-DEMOCRATA RUSO (POSDR)

Logo em seguida surgem duas tendências em relação a luta contra o Czar: os bolcheviques e os mencheviques.

Essa discordância se manifesta no 2º congresso do POSDR em Bruxelas e Londres.

Os mencheviques de Yuli Marton e Georgy Plekanov a luta contra o Czar e ou regime deveria passar pelo Estado democrático burguês onde a burguesia assume poder e proclama a república e promoveria o crescimento do capitalismo para em seguida se propor a revolução socialista.

Os bolcheviques de Vladimir Illitch Ulianov, Lenin, acreditava na Revolução do proletariado, ainda que efetivado por uma organização clandestina,lembrando que não havia liberdade política na Rússia.

Leon Trotsky ainda fora dos bolcheviques, fez uma crítica a Lenin, dizia ele que fazendo assim não instalaria a ditadura do proletariado e sim uma ditadura sobre o proletariado.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 01/03/2011
Código do texto: T2821691
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.