O FUTEBOL BRASILEIRO DE VERDADE, QUEM JOGA É SA ESPANHA...

O FUTEBOL BRASILEIRO DE VERDADE, QUEM JOGA É A ESPANHA...

O técnico Vicente Del Bosque, tem a figura e o ar bonachão, que nós crianças, a tempos atrás, acreditávamos que o fiel escudeiro de Dom Quixote, o gordo e hilário Sancho Pança, tivesse. Também por este motivo, criamos uma grande empatia por ele e rezamos aos deuses do futebol, para que a Espanha não fosse derrotada pela Holanda, transformando-se assim, para satisfação dos amantes do anti-futebol, em um Dom Quixote de La Mancha, versão 2010... A vitória da Holanda, com seu jogo bruto, duro e desleal, que tanto encanta a nossa mídia ignorante e os "dungas" da vida, seria, para deleite dos coveiros da arte e do talento, a pá de cal sobre o verdadeiro futebol brasileiro; o futebol brasileiro que a "fúria" encontrou no desterro e resgatou... Bons e ótimos jogadores como Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Busquets, Xabi Alonso, Fábregas, Xavi, Pedro, Iniesta e Navas, caso fossem derrotados, teriam a sua arte contestada e o seu talento diminuído, a favor dos Sneijder e dos Robben's da vida. Estes, dois jogadores comuns, com alguma habilidade e alguma visão, mas que as pessoas insistem, erradamente, em chamar de craques. O futebol deve ser, realmente, uma grandíssima lavanderia de dinheiro, para que jogadores como todos os da seleção laranja; como todos da defesa argentina; como os do time da Alemanha (menos os do meio campo titular); como os da seleção do Dunga (menos Julio Cesar, Thiago Silva, Juan e Nilmar); como os das seleções da França, da Itália, da Inglaterra e de Portugal, valham quantias tão altas. É impossível não supor, que exista uma grande picaretagem, por trás de todo esse dinheiro. A vitória da seleção espanhola, com seus jogadores técnicos, habilidosos e com média de altura em torno de 1,70 metros, resgatou o futebol brasileiro; aquele futebol de magia, que o craque Johan Cruyff, reclamou não saber onde estava... Muito obrigado portanto, ao técnico Del Bosque e à seleção espanhola, pela recuperação do futebol do Brasil... Muito obrigado por ter mostrado ao mundo, dentro de campo, a vitória da arte, sobre o pragmatismo; a vitória da beleza, sobre a truculência; a vitória do talento, sobre a mesmice... Ela, a Fúria espanhola, parodiando o samba de Nelson Sargento e Chico Buarque de Holanda, mostrou que o verdadeiro futebol brasileiro, "agoniza, mas não morre..."

Sergio Pantoja
Enviado por Sergio Pantoja em 01/03/2011
Código do texto: T2822768
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.