MICHAEL SCHUMACHER VOLTOU... E DAÍ?

MICHAEL SCHUMACHER VOLTOU... E DAÍ?

Muito se tem falado, sobre o retorno de Michael Schumacher às pistas. Aos 41 anos de idade e após 3 anos afastado, ele retorna. Este retorno passa, para mim pelo menos, a impressão de ser uma espécie de confirmação da afirmação (de ser o melhor). Em função das vitórias e dos títulos obtidos, ele foi considerado como o grande nome do automobilismo mundial; o maior nome da F1 em todos os tempos. Tenho minhas dúvidas. E ele também deve ter, posto que nunca, durante a sua carreira, esteve frente a frente com um desafio de verdade... Este ano no entanto, poderá ter vários; são três ou quatro equipes brigando pelo título, são vários pilotos de muito talento na disputa, é um carro que não é dos melhores e principalmente, é a companhia de outro piloto na equipe, extremamente veloz (Nico Rosberg) e que vem lhe fazendo comer poeira. Junte-se a isso, o fato da equipe não dar a ele, os privilégios que os seus outros times, sempre lhe deram... Numa comparação com nossos melhores pilotos e considerando apenas o talento, não acredito que Airton Sena e Nelson Piquet, fiquem abaixo dele. O que o favorece em uma comparação, é o fato dele ter vencido muito mais campeonatos do que os nossos dois pilotos, muito em função de ter tido sempre, o melhor carro. Por outro lado, todos sabemos das armações de bastidores, que todas as equipes tentam e/ou fazem, além das armações técnicas, que existem na principal categoria do automobilismo mundial. Como as mudanças técnicas demandam sempre muito dinheiro, somente as escuderias mais ricas, como a Ferrari (onde ele mais venceu), conseguem implementá-las. Portanto, nós temos o que pensar... Devemos considerar ainda, o fato de que de alguns anos para cá, as disputas sempre ficaram restritas a, no máximo, duas escuderias. Aliás, na era Schumacher, somente a Ferrari, deu as cartas... O mesmo acontece, em uma comparação Sena/Piquet. Que Sena sempre teve muito talento, é indiscutível. O que particularmente sempre contestei, foi a forma como sua imagem era vendida; como se ele fosse perfeito. E não era... Talento por talento, Piquet teve tanto ou mais. Se não chegou aos mesmos niveis de popularidade de Airton, foi porque nunca admitiu vestir a máscara de bom moço e de menino politicamente correto, além de nunca ter se dobrado à Globo e a um tal Galvão. Nelson lutou contra a própria equipe (que queria Mansel, campeão) e em todos os seus títulos, nunca se bateu contra apenas, um outro time. Em cada título seu, sempre foram varios os adversários a serem batidos e varios os times (incluindo o seu próprio), a serem derrotados. Em relação ao Schumi, de qualquer modo, só nos resta esperar. Esperar para ver o desempenho desse alemão nessa nova equipe, na qual ele não tem privilégios e onde seu companheiro, apesar de jovem, demonstra grande talento e competência... Por um tanto de gozação e outro tanto de despeito, acho que podemos gritar, torcendo para o alemão nos ouvir: " - Acelera Schumacher!... Passa logo essa segunda marcha!!!..."

Sergio Pantoja
Enviado por Sergio Pantoja em 01/03/2011
Código do texto: T2822808
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.