Maria é a Glória,
Mineira de Tombos de Carango La.
Minha vó esteve em minha casa
para preparar um banquete...
Frango com galinha, quiabo e angu.
Aos 90 anos sem quaisquer problemas
tão atuais  daqueles que todo mundo tem,
Não falo do celular...
Mas do colesterol, trigli..., hiper tensão, tendão etc..., glicose
Gordura no fígado (que está na última moda),
Todo mundo tem, menos ela...

DIÁLOGO:

A GLÓRIA DIZ:

_ Você compra uma galinha caipira fresca com pele, manda matar, com a crista branca tá anêmica... Preste atenção neste detalhe viu...
Mande cortar em pedaços.

- Tá vó...

Quase me desvaí em lágrimas no aviário e confesso que não tive coragem de ver a crista de nenhuma da pobres galinhas.

O moço do aviário dizia...
_ Essa tá uma beleza, gordinha, deve dar uns dois kilos! Olhe só que belezura, tá boa moça?

Eu de óculos escuros aos prantos disse que sim.
Pobrezinha, dei-lhe o nome de Cremilda, quantos anos será que ela tinha? Teve filhos...
me imaginei, ali naquela gaiola apertada, esperando a morte...
O calor era tão grande que acho que se as pobres pudessem levantavam até a mão...


Mas voltando ao almoço mineiro da Maria que é uma Gl´ria.

Quando cheguamos eu  e meu marido, fedendo a galinheiro, ela nos dá um olhar daqueles do gato do Shrek, o de botas e diz:

_ Você não tira a pele né? É uma belezura de delícia, só vendo se tirar posso fritar e fizer tostadinho e jogar sobre o angu... Agora ela no frango cozido é óóóó´, muito gostoso!

_ Não vó eu gosto. To com, colesterol alto, meu marido quase entrando pro clube dos safenados, mas sem problemas. Só um dia...

_ Ai que bom, porque comida de doente só deveria ser servida em hospital!
E completou:
_ Tem banha de porco?

Tinha sim...
o pior que tinha...

Comemos de quase morrer, meu marido quase enfartou...
E minha mãe que havia operado a vesícula e saído do hospital no dia anterior, nem  preciso falar...
Há três dias nem preciso me alimentar...
Celular e essas doenças da moda, não tá com nada...
Esses fogões modernos não prestam...
frango com quiabo, angu e colesterol na panela de barro e fogão a lenha, é tudo de bom!

A minha matriarca tem razão, ela é a Glória e eu a quero comigo até fechar meus olhos para sempre e saber que ela está por aqui...

_ Come devagar minha neta, senão não dirigi direito...

_ Que belezura! Amanhã faço uma canja desse caldo!

Fico por aqui ao som de estomazil e Flora til


beijos Mineiros




 

Crissol
Enviado por Crissol em 02/03/2011
Reeditado em 04/03/2011
Código do texto: T2824888