A POLÔNIA APÓS A SEGUNDA GUERRA E O ALINHAMENTO COM URSS

Por: David Kooperfield.

Ao lado da União Soviética após a segunda guerra até a década de 70 a Polônia viveu momentos de prosperidade. Mas o crescimento entra em decadência no final da mesma década, a dívida com bancos internacionais, estabilidade econômica. Nesse contexto a oposição ganha força sobre a representatividade da 1ª instituição operária independente do leste europeu o SINDICATO SOLIDARIEDADE.

As greves se intensificaram principalmente nas cidades portuárias do mar báltico e nas minas de carvão (em silésia). Liderados por LECH WALESA onde reivindicavam legalização dos sindicatos e direitos a greve.

A URSS com suas tropas estacionadas nos limites territoriais leva ao poder o ministro da defesa General WOJCIECH JARUZELSKI que decretou a Lei Marcial, jogou o solidariedade na ilegalidade e prendeu seus lideres.

As manifestações de desaprovação ao governo persistiram durante a década de 80, inclusive com apoio ilustre do Papa João Paulo II, que era polonês.

No final da década, Jeruzaleski adere a uma política de distensão, com a desestatização da economia, reconhecendo a legalidade do sindicato solidariedade.

Em 1990 Lech Walesa vence as eleições presidenciais na Polônia e chega ao fim o socialismo real naquele país.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 04/03/2011
Código do texto: T2827681
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.