O mistério das palavras - BVIW

Desde a Antiguidade o homem tem curiosidade de saber quem o criou, como e por quê. Onde e quando foi criado ele julga saber que foi na Terra há milhões de anos. Igual curiosidade há em saber sobre a inspiração que gera a escrita e outras artes. Que mistério há no momento criativo que nos faz, através das experiências vividas, transformar sentimentos em palavras?

Não falo da transpiração que surge após a escrita original, isto, sim, do instante fugaz em que surge a ideia inicial, que se tenta escrever e que, se nós nos permitirmos, se escreve além do traço original. Surge uma ideia na mente, lançamos mão da caneta e do papel ou do computador e tentamos capturá-la em palavras. Neste instante preciso, as letras nos tomam a palavra e nos conduzem o traço.

 

Para muitos, a inspiração é dom divino que já nasce com a pessoa. O que pode ser adquirido à custa de treinamento é o burilar das palavras nas quais as ideias se transformam. Para mim, que gosto de mistérios, pode continuar assim fazendo surgir, não sei de onde, palavras, calmamente ou aos borbotões.


Já outro mistério faz com que, depois de escritas, quando se lançam ao mundo não sejam mais nossas. Segundo a imaginação do leitor, as palavras são capazes ainda de ganhar novas e novas vidas, tão misteriosas como para quem as escreveu.






Para o BVIWtecendoletras - Mote: Mistérios de ontem
http://www.letrasdobviw.blogspot.com/
Texto que ganhou simbólica taça de ouro
meriam lazaro
Enviado por meriam lazaro em 05/03/2011
Reeditado em 22/09/2011
Código do texto: T2829674
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.