E por falar em Beatles...

Alguém já afirmara com muita propriedade que o homem é produto do meio. A meu ver, é a mais pura expressão da verdade. Cresci e cheguei na adolescência ouvindo e curtindo a música dos “The Beatles”, e considero que se o mundo pudesse ser dividido musicalmente, resumiria-se assim, antes e após Beatles. Afirmo isso como trampolim para se chegar a um fato que agora compartilho com o provável leitor. Lá pelos idos do ano de 1.976 residia numa cidade interiorana de Mato Grosso. As músicas mais ouvidas nos bares dessa cidade eram as do cantor Lindomar Castilho e as da dupla Xitãozinho e Xororó. Embora gostasse das do Lindomar, meu amigo antigo desde os tempos do Índia Bar na Av. Anhaguera, quase esquina com Av. Araguaia em Goiânia quando ainda não era famoso, não apreciava as da dupla sertaneja. Além dos Beatles, curtia e curto até hoje a Música Popular Brasileira, tão somente. Conservo ainda em meu acervo todas as músicas dos Beatles, inclusive as remasterizadas para o CD. Agora sim, vamos ao fato.

Era domingo e como minha esposa encontrava-se viajando e eu pensando em sair da solidão, resolvera pegar uma fita Cassete dos Beatles, levando-a para um barzinho próximo de minha residência. Era um bar bem movimentado e seu proprietário dava direito, à quem pedisse uma cerveja, de poder solicitar uma música para ouvir. Era assim o tipo de“merchandising”que aquele esperto comerciante praticava. Pedi então uma cerveja Antarctica bem gelada, solicitando que colocasse a fita cassete dos Beatles. Foi a pior coisa que fiz na vida, pois logo que a música inicial, “Yesterday”começou a tocar, ouvi um senhor de cabelos grisalhos, estilo peão de boiadeiro, de botas e tudo o mais, sentado em companhia de dois amigos próximo à minha mesa dizer: Olhe que porcaria de música pediram, certamente quem o fez é um Filho da Puta! Retruquei educadamente, dirigindo-me àquele senhor: Pensava ouvir somente umas três músicas dos Beatles, mas noto que as pessoas daqui estão precisando mesmo é de civilidade, vou ouvir a fita toda dos dois lados e os incomodados que se danem, principalmente porquê não tenho medo de caras feias, e com relação ao Filho da Puta, certamente referia-se ao excelentíssimo senhor, seu genitor, por ter colocado no mundo ser tão desprezível como o senhor, que teima em não respeitar o direito dos outros. Após isso, levantaram-se os três e resmungando saíram do bar. Como num passe de mágica, as pessoas que por ali passavam, paravam para ouvir os Beatles e ao tomarem suas cervejas, provocaram grande alta no faturamento do proprietário daquele bar, que a partir daquele dia passou a denominar-se,“The Beatles Bar”.

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 05/11/2006
Reeditado em 07/11/2006
Código do texto: T283100
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.