Meu pé de goiaba branca

Hoje fui regar as violetas e pela janela vi a minha goiabeira.É março , os frutos estão ainda verdes, pequenos, ingênuos e tristes.Daqui a algumas semanas, estarão tão maduros e cairão e serão comida para os pássaros. Lembro que meu pai vinha aqui em casa me visitar e apanhava as goiabas com uma vara, enchia sacolas do mercado Nacional com muitas goiabas e distribuía pela vizinhança. Eu gosto de goiaba, mas como duas ou três e só.

Ah, minha goiabeira triste... meu pai não regressará, está morando no céu com Jesus. E agora olho os frutos verdes ainda e remeto-me aquele tempo feliz que não voltará, somente em minhas lembranças, que são ainda muito nítidas. Sinto o cheiro da goiaba madura, mas elas ainda estão verdes, ouço a risada alegre dos dias em que ele esteve aqui.É uma lembrança boa, mas não consigo lembrar, sem que as lágrimas rolem livres e reguem as violetas da janela.

No verão passado, quando meu luto era ainda recente, minha vizinha disse que as goiabas que caiam para o lado de lá do muro entre as casas, eram colhidas por ela. Até me presenteou com uma geléia de goiaba.Naqueles dias, houve um vento forte, muitas goiabas caíram. Eu as colhi e dei uma sacola cheia delas para minha vizinha fazer mais geléia.

Mas hoje o dia ficou triste, e nesse mês de março, quem colherá as goiabas para distribuí-las aos vizinhos? Meu pai já não está aqui? E quem vai fazer geléia? Minha vizinha foi também há alguns dias atrás, morar no céu com Jesus. O céu hoje é mais feliz , por lá deve ressoar uma risada alegre do meu pai e também deve ter geléia para o café da manhã dos anjos.

E nós aqui na terra, minha goiabeira e eu, continuamos vivendo e esse ano teremos mais goiabas maduras, para a diversão dos passarinhos,esparramadas pelo chão.

Evanise Bossle
Enviado por Evanise Bossle em 06/03/2011
Código do texto: T2832281
Classificação de conteúdo: seguro