A Cidade Ideal

Qual seria essa cidade? Será que a cidade efetivamente faz diferença? Evidentemente existem muitas peculiaridades envolvendo cada uma das grandes (ou pequenas) cidades brasileiras, ou mesmo em todo o planeta.

Mas o que poderia fazer de uma em especial a cidade ideal? Quais os critérios que deveriam ser utilizados para essa avaliação? O clima talvez? A quantidade de veículos em circulação e seu trânsito mais ou menos congestionado? Suas áreas verdes (ou a falta delas)? Aspectos ligados à segurança pessoal? Ao direito fundamental de "ir e vir"? Ou quem sabe sua vida noturna, seus bares e restaurantes, clubes, espaços para a prática de esportes, etc.? Muitos, sem dúvida, seriam os aspectos da análise, mas provavelmente nenhum deles, ou sua conjugação, poderiam determinar qual seria a nossa "cidade ideal". Quero crer que há uma subjetividade muito grande envolvida aqui. Talvez até poderíamos questionar o que seria efetivamente o "ideal" que estamos considerando. Em resumo, seria adequado, de forma simples, traduzir esse ideal por "felicidade"? O que, afinal, nos traria felicidade na vida em comunidade, "inseridos" em uma grande metrópole ou mesmo vivendo a simplicidade de um local menor, no interior do país ou, quem sabe, numa ilha quase deserta da Polinésia Francesa? Possivelmente a resposta não seja de todo fácil, ao contrário, englobe variáveis amplas e importantes, a maioria relacionada com as nossas circunstâncias, desde o ambiente familiar, passando pelo profissional, até mesmo as relações com as demais pessoas com quem de alguma forma interagimos no dia-a-dia. As afinidades que existam nessa relação ampla com as pessoas, que representam efetivamente a "parte viva" de uma cidade, quem sabe, possa ser a mais determinante das razões para considerarmos o grau de proximidade com o ideal utopicamente perseguido. Afinidades culturais, condições propícias para o desenvolvimento profissional, amizades sinceras, a emoção, paixão ou mesmo a rotina de um grande (ou nem tanto) amor, dentre outras, creio, possam criar ambiente satisfatório ao desenvolvimento das nossas atividades, em meio a uma atmosfera de contentamento, realização, e mesmo prazer; podendo até significar o ideal, ou a felicidade, tão almejados, independente da cidade na qual vivamos. Fazer da nossa cidade a cidade ideal, pode ser o maior desafio. Talvez dependa de nós mesmos, em muito, fazê-la "ideal", ou transformá-la...

Guilherme Appel
Enviado por Guilherme Appel em 06/11/2006
Código do texto: T283540