SAUDADE DO ROMANTISMO
 
   Bela época aquela. Saudosa sim. Mais quem pensa que não existem mais românticos engana-se. Eles estão por aí, em pequeno número sim, pois como diz Vander Lee na sua música, “romântico é uma espécie em extinção”. O interessante é que talvez por temor de ser exposto a ridículo ou situações vexatórias, omitem o fato de serem românticos, limitando-se a se identificar como poetas, o que ainda é aceitável.
 
   Em junho, eu e minha esposa completaremos trinta anos de casados. Invariavelmente costumo presenteá-la com flores a cada aniversário de casamento. Lembro que no ano passado entrei em uma floricultura e mandei preparar um belo arranjo de flores, em uma cestinha de vime toda arrumada. Ao sair pela rua com as flores, passei por algumas jovens que me perguntaram para que tantas flores e falei que eram para a minha mulher, por estarmos completando aniversário de casamento. Elas caçoaram de mim, riram, e uma delas disse: “tio, isso é mico!”
 
   Perguntei então porque acham que é mico ser romântico e a resposta foi surpreendente. Foram unânimes em afirmar que hoje as mulheres não gostam de homens românticos e sentimentais e sim de homens com pegada forte. Imaginei que elas estivessem se referindo aqueles brutamontes de academias, cheios de músculos e nenhuma sensibilidade. Hoje em dia, a maioria das mulheres prefere homens viris, voluptuosos e atirados – os pegadores, como se definem, ao invés dos que oferecem flores, que abrem a porta do carro ou afastam a cadeira para a dama sentar-se primeiro.
 
   Talvez até estejam certas, mas em parte. Realmente, visual conta ponto a favor, pois nenhuma mulher gosta de homem relaxado, mal-cheiroso e sem educação. Mais daí a preferi um monte de músculos em detrimento de sensibilidade e romantismo tem certa distância. No fundo, mesmo habituadas atualmente a ser tratadas com aspereza e sem cortesia, mulher é sempre mulher. Sua sensibilidade está além de sua forma de pensar em aceitar a forma como são tratadas. Todas gostam de ser cortejadas, admiradas, desejadas, e certamente por mais que achem que seja “mico” receber flores, não recusarão a oferta de um buquet de flores. Mulher é como flor, tem que ser tratada como flor, pois sua beleza é ímpar, o perfume maravilhoso, e sua ternura sempre expressa em seu olhar.
 
   Surpreendo-me em cada comentário que leio sobre cada texto ou poesia romântica que publico no meu site, na maioria de mulheres, nos quais deixam transparecer a forma como gostam de ser tratadas. Constato que ainda existe sim o romantismo tanto por parte de homens quanto por parte das mulheres. Por que então não deixar aflorar o romantismo que existe dentro de nós, e reviver a época em que roubar um beijo no escuro do cinema era tão fascinante e mexia com toda a libido, deixando-nos com o sangue aquecido e fazendo estrelas saltar dos nossos olhos?
 
   A inocência infelizmente deu lugar a vulgaridade. Não pensem que antigamente não existiam garotas sapecas e atiradas. Claro que sim! Mais eram mais comedidas e preservadas, o que despertava nos homens a cobiça, o interesse, a vontade. Agora não existe mais aquela ditadura da preservação da virgindade. Isso é coisa do passado. Recentemente um amigo me confidenciou que a filha de um amigo dele pediu que ele a desvirginasse porque não queria que as amigas e os amigos soubessem que ela ainda era virgem. Tinha vergonha.
 
   Está faltando o romantismo sim. Os românticos, mesmo poucos, estão por aí, disfarçados de tímidos e poetas, mais ainda existem. São agulhas no palheiro, mais é só prestar atenção que se consegue achá-los.  
 
*Este texto está protegido por lei. Reservados os direitos autorais.
Proibida a cópia ou a reprodução sem prévia autorização.
Visite meu site onde o texto é acompanhado de fundo musical.
www.ramos.prosaeverso.net
Cônsul Poetas del Mundo – Niterói – RJ 
Valdir Barreto Ramos
Enviado por Valdir Barreto Ramos em 08/03/2011
Reeditado em 08/03/2011
Código do texto: T2836417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.