Juvêncio o justiceiro do sertão

Vila Carioca-Ipiranga-SP

Nos anos de 1960 umas das diversões da garotada da Vila Carioca, era ouvir pela Rádio Piratininga, a PRB-6, histórias do “Juvêncio, o justiceiro do sertão”. Assim que acabava a novela a gente se reunia e cada um falava sobre o capítulo, já imaginando o próximo.

Recordo-me somente de dois personagens, o próprio Juvêncio e o Juquinha, a sonoplastia se eu não me engano botava um cavalo troteando, tocavam uma música na abertura e encerrava com outra: Adeus morena...

Música de encerramento

Adeus Morena

Eu já vou indo pro sertão

Se não voltar

Fica contigo o coração

Sou Justiceiro

Não tenho medo de ninguém

Enfrento tudo sozinho

Só tenho medo do meu bem ......

Em 1962 fui trabalhar num escritório de representações comerciais, Rua 24 de Maio, 208, 12.º andar, e quando descia pelo elevador, ouvi um comentário do ascensorista com uma pessoa que também estava no elevador, daí percebi que aquela voz não me era estranha, mas no momento não recordava.

Resolvi perguntar para o ascensorista quem era aquela pessoa que acabara de descer comigo no elevador.

Disse-me o ascensorista, ele é o ator Vicente Lia, que interpreta o papel de “Juvêncio, o justiceiro do sertão’, enfim aí caiu a ficha, mas na minha imaginação pela voz achei que não combinava, isto é, pela impostação de voz, pensava eu que o ator fosse uma pessoa de porte físico avantajado e bem alto.

A Rádio Piratininga ficava na Rua 24 de Maio, 208 – 10.º andar, na época quem fazia muito sucesso também era a dupla da jovem guarda “Dino e Deno” com a música “Coruja”, em várias ocasiões encontrava com eles no elevador.

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 09/03/2011
Código do texto: T2838375