Uma vida vale muito



 
Uma vida vale muito. Não me refiro a minha vida, ou a vida de meus filhos, familiares ou amigos, sequer me refiro a vida humana, ou mesmo animal, me refiro a vida em toda sua prolixa variação, da bacteriana até a humana, da procarionte até a eucarionte, da animal, da vegetal, da fúngica, seja uma vida de monera ou de protistas, e mesmo sobre forte controvérsia da viral. Uma vida, toda e qualquer vida envolve um estado de complexidade bioquímica que faz de sua origem um estado único e raro. Tão preciosa é uma vida que sua singular origem não é ainda completamente entendida. Sua excepcionalidade atinge um grau de improbabilidade tal que induz a muitos a necessidade de algum criador.
 
A vida é tão audaz, integrada, intricada e complexa em seus sistemas intrínsecos que realmente passa uma certa aura de mistério, mais ainda quando derivada da vida, surge a inteligência, a percepção do consciente e do subconsciente, surgindo enfim a quase mágica expressão da mente. Não obstante esta sensação de presença frente ao ainda desconhecido cérebro, a vida é totalmente imanente, sendo a vida totalmente natural. Suas variedades de formas somente foram possíveis graças ao extremamente longo processo de evolução, pela variação, especialização e seleção, sempre imanente, oras natural, oras sexual e por outras formas puramente existenciais como a simbiose ou mesmo através de seleção artificial...  
 
Falar que a vida é um mistério, ajuda a criar a falaciosa imagem de que a vida reflete algo divino. Devemos assim deixar claro que a vida é um mistério material em franco processo de desbravamento, de descoberta e de coleção de novos conhecimentos.
 
Muito já se caminhou neste processo de aprofundamento de nosso conhecimento científico acerca do que é e do como se processa operacionalmente a vida. A genética fez boa parte deste desbravamento. Hoje já conhecemos muito bem o processo de gênese/gestação de um novo ser. Hoje mapeamos de forma bastante fácil o genoma, o que parecia um fato desafiante e enormemente complexo a apenas poucos anos passados.
 
A biologia evolucionista, a genética, a biologia laboratorial, e mesmo a psicologia evolutiva são processos ainda muito recentes, mas mesmo assim, para o bem ou para o mau, uma vez que cabe unicamente ao homem ser fiel desta balança, caminham a passos firmes rumo ao entendimento biológico da vida.
 
Nem a ciência, ou nem em especial a biologia, ou mesmo ainda nem mesmo a própria biogênese podem ser fieis diretivos de si próprias. O conhecimento objetivo, e mesmo o conhecimento subjetivo são fatos inerentes aos homens, somos nós que depositamos nossa fé e nossos esforços na acumulação destes conhecimentos e na utilização dos mesmos.
 
Hoje estamos caminhando firmemente nas pesquisas científicas da biologia laboratorial aliada a nano tecnologia e já somos capazes de aplicações múltiplas como a clonagem, como também da capacidade de produzir uma vida celular/bacteriana com fragmentos orgânico/biológicos, reconstruindo e até mesmo construindo estruturas geneticamente vivas, em breve seremos capazes de construir uma nova vida baseada em materiais inorgânicos.
 
A vida é, e sempre será uma sutileza maior da imanente existência. Para este que vos escreve é o estado mais maravilhoso e belo do natural.


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 10/03/2011
Código do texto: T2839832
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.