Pensando nas antologias de poemas e na solidariedade literária

Amigos Recantistas!

Busco a solidariedade literária. Gosto que todos tenham a oportunidade de publicar em antologias honestas. Em 2004 eu mandei um poema para a CBJE (Câmara Brasileira do Jovem Escritor), um importante caminho para vermos nossos poemas publicados, e fui selecionado para a Antologia Brasileira de Poetas Contemporâneos 7, acabei, também, agraciado com a participação no final do ano do seleto grupo, antologiado, dos 100 melhores poemas de 2004.

Em 2006 resolvi mandar mais 1 poema e novamente fui selecionado, agora para a Antologia dos Mais Belos Poemas de Amor, sendo de novo agraciado com a inclusão no seleto grupo, antologiado, dos 100 melhores poemas de 2006.

Assim acontecido me reservei o direito, por saber da beleza que é ser selecionado para uma antologia, imaginem a alegria interior e exterior (visível aos olhos) que temos, de me privar dessa alegria em prol dos outros poetas, todos merecedores de encontrar um poema de suas autorias nas antologias da CBJE.

Acredito que o grande barato de ser antologiado na CBJE é saber que estamos lado a lado com outros novos escritores em uma publicação de poemas. Jamais é uma ação viciante, de propaganda própria.

Eu prefiro ver todo escritor tendo seu momento de felicidade. Podendo mostrar aos parentes e amigos o poema selecionado. É bonito demais compartilhar dessa felicidade e torcer para que muitos outros possam tê-la!

Em muitas antologias pelo Brasil afora temos a repetição exaustiva de alguns nomes. Pessoas que já possuem o talento para serem escolhidas. Seria bonito que se pudesse ver os poetas mais experientes cedendo espaço para novos autores. Este é o significado maior das antologias da CBJE. Revelar novos talentos e fazer possível para muitos a oportunidade de ver seu poema em livro. A CBJE tem uma política legal de publicação, você paga por exemplar adquirido, não fica oneroso e se compra a quantidade necessária a ser distribuída entre os entes queridos.

Que a solidariedade reine entre todos os poetas, seja no conhecimento, seja no espaço que cada um ocupe nos meios de comunicação entre poetas e escritores, seja nas antologias. Este é o meu sonho como escritor, escritor que tem muito carinho e respeito por aqueles que arriscam se desnudar frente o leitor através de poemas, contos, pensamentos, etc.

Abraços amigos,

Alexandre!