Deus Não É Torcedor

O cronômetro registrava 42 do segundo tempo, o placar era Clube Esportivo Pão-Duro 2 X Café-Com-Leite Minas 0. A torcida do Pão-Duro já cantava alegremente festejando a conquista do título inédito, de repente o lateral esquerdo do Minas rouba a bola do zagueiro adversário e mesmo sem ângulo manda p'ro fundo da rede.

Em seguida numa cobrança de tiro de meta desastrosa por parte do goleiro do Pão-Duro, a bola desvia em outro zagueiro e vai morrer no fundo do gol. Aos 44 o placar agora era 2 a 2.

Em cima dos 45 minutos o jogador do Minas arrisca um chute do meio de campo e acerta o gol. O pobre goleiro nem viu por onde a bola passou.

Ao final da partida a torcida do Clube Esportivo Pão-Duro parecia não acreditar no que havia presenciado, os jogadores estavam atônitos. O técnico por sua vez em declaração à imprensa saiu-se com a seguinte frase para tentar explicar a surpreendente derrota de sua equipe: “Eu diria a vocês que certamente Deus estava torcendo para o Café-Com-Leite Minas”.

Essa historieta reflete uma ideia comum, a de que o Onipotente costuma dar aquela força extra para que os seus eleitos vençam suas batalhas, mormente no esporte e na guerra.

Alguém pode imaginar como seria se de fato o Todo-Poderoso tivesse mesmo um time do coração? Bom, o que dá para imaginar é que não importaria o quão adverso fosse o resultado, com um simples estalar de dedos Ele faria o seu amado time vencer. Mas felizmente Deus não torce por nenhuma agremiação de futebol, basquete etc.

Em 1990 na Copa do Mundo da Itália quando Maradona deu o passe para o atacante Caniggia que marcou o gol que eliminaria o Brasil naquele fatídico Brasil X Argentina, lembro-me de que após o gol dos argentinos, corri para o quintal de minha casa e fiquei lá rezando até o jogo acabar. “Meu Deus, faça o Brasil virar”pedia fervorosamente. Penso que não só eu, mas milhões de brasileiros fizeram isso. No entanto, não teve jeito e o Brasil voltou para casa ainda nas oitavas-de-final.

Desse episódio pude tirar uma bela lição: Deus sendo o Pai benevolente que nos ama educando torce por todos nós, para que logo possamos encontrar o caminho rumo à felicidade que gozam aqueles que O amam e compreendem-No.