Jejuar pelosSentidos


               Jejuar ou abster-se de alimento por um período de tempo,no Velho Testamento está geralmente associado com três coisas: tristeza, confissão de pecados e buscar o Senhor*. Muitas vezes estes elementos de aflição, confissão e oração foram juntados em períodos de jejum. 


               No Novo Testamento Jesus** ensinava que o jejum é para ser feito em particular, em ocasiões apropriadas, e não como um ritual mecânico, para ser praticado simplesmente com o propósito de impressionar os outros.

               Quando a tristeza, a culpa ou a necessidade por uma comunicação mais íntima com o Senhor pede isso, então o jejum deve ser praticado.

               Esta semana, durante a missa rezada na faculdade o celebrante abordou um aspecto muito interessante do jejum que eu nunca havia parado para pensar. O jejum pelos sentidos. 


               Fiquei pensando sobre o assunto e decidi que este ano farei (ou tentarei fazer) meu jejum pelos sentidos. Neste período de quaresma tentarei “fugir” dos pecados que os sentidos despertam em mim. 


               Tentarei
ver o meu irmão com um olhar mais humano e solidário e “fechar” meus olhos as tentações ambulantes que cruzam meu caminho. Aquele olhar “desinteressado” terá que ficar fora do cardápio. Deus me ajude, pois são muitas as armadilhas.... 

               Como não pecar pela audição? Acredito que este é o mais fácil. Nunca gostei de dar ouvidos a fofocas, mexericos, e coisas do gênero, será fácil manter-me afastada desse tipo de coisa. Sintonizarei meus sentidos nas palavras que dignificam e ajuda-nos a crescer. Tomara que eu consiga...


               O paladar, que já foi o grande vilão, hoje é mais fácil ser controlado, venho reeducando meus hábitos alimentares há algum tempo e acredito que será fácil resistir a gula, mas, como vez por outra caio na tentação, é preciso ficar atenta...


               Fazer o jejum pelo tato vai ser “O” grande desafio. Como controlar as sensações que devem ser evitadas neste período? Controlar os desejos e reações, involuntárias, ao toque? Preciso contar com muita fé e força de vontade...  


               Os cheiros são um convite aos prazeres, sejam do corpo ou da alma. Através deles enviamos mensagens ao cérebro que ao interpretá-las pode nos levar ao pecado. Preciso ficar vigilante aos odores...


               Quando me propus a este jejum voltei aos tempos de menina e lembrei que
meus pais não me deixavam jejuar – eles acreditavam que criança não podia – mesmo assim eu teimava e jejuava. Meu irmão dizia que eu iria para o inferno porque jejuava mentindo (escondido de papai e mamãe).

               Hoje, adulta e consciente de minhas limitações, faço opção por este modelo de jejum que me pareceu mais coerente. Que sentido faz passar algumas horas ou dias de fome e nada fazer pela evolução pessoal e da humanidade? Que benefício pode trazer ao corpo e alma se abster de carne e se entregar aos prazeres desta mesma carne? 


               Espero conseguir realizar meu jejum e me tornar uma pessoa mais próxima do Grande Criador. 









 
*Juízes 20:26; 1 Samuel 31:13; 2 Samuel 1:12; 1 Reis 21:27; Ester 4:3; Salmo 35:13; Daniel 6:1; (2 Samuel 12; 1 Samuel 7:6; Jonas 3:5; Neemias 9:1; 2 Crônicas 20:3; Esdras 8:21, 23; Ester 4:16; Joel 1:14; 2:15; Neemias 1:4; Daniel 9:3.
** Mateus 6:16-18; Lucas 5:33-39.




Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 13/03/2011
Reeditado em 13/03/2011
Código do texto: T2845238
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.