SORRIR JÁ...

Experiências realizadas na Universidade de Los Angeles, sobre a terapia do riso, demonstraram que ao sorrirmos produzimos uma substância na saliva chamada imunoglobulina.

Ela é fundamental para a digestão, e também como o próprio nome diz, responsável pela proteção do organismo contra a invasão de agentes bacterianos.

Inicialmente, os pesquisadores reuniram um grupo de doentes terminais de Aids, de câncer, coletaram a saliva de cada um e, exibiram filmes com temas altruístas e comédias do Gordo e o Magro, Carlitos e outras do gênero, seguir, passaram a monitorar os pacientes.

A medida que o filme tocante apresentava as ações nobilitantes da Madre Tereza de Calcutá, as reações eram bastantes positivas, com alterações orgânicas significativas. Quando exibiram as comédias, os estados íntimos estavam melhorados de forma intensa. Pressão arterial, batimentos cardíacos, tudo fora tornado melhor. Depois coletaram saliva para exame. Quando as analisaram, surpreenderam-se com a quantidade de imunoglobulina encontrada.

Houve sensível melhora no estado geral de todos os pacientes.

A seguir, reuniram um grupo de pessoas sadias e passaram a exibir filme de violência extrema, do tipo Apocalipse Now sobre a guerra no Vietnã. Os pesquisadores notaram que as alterações no estado geral, para pior, eram visíveis. A quantidade de imunoglobulina produzida diminuiu para quase zero.

A seguir, para o mesmo grupo, exibiram filme pornô do mais escabroso, com cenas de sexo desvairado.

As análises demonstraram que não tinham nenhuma imunoglobulina na saliva coletada depois dos filmes e que alguns já apresentavam estados gripais, visto suas defesas orgânicas ter chegado a zero.

A pesquisa foi tão relevante que a viúva Mc Donald doou dois milhões de dólares a fim de que as pesquisas continuassem.

Diante desta constatação é imperioso meditarmos sobre o quanto é importante abastecermos nosso íntimo de motivos nobres.

“Se os teus olhos forem bons...” Falou o Divino Mestre.

Nem sempre damos importância ao que introjetamos em nosso íntimo graças ao que nossos olhos vêem e, depois quando temos dor de cabeça, estados gripais, pressão alterada, dor aqui e dor acolá, corremos para nos encher de remédios que nem sempre resolvem e trazem efeitos colaterais nocivos...

Graças à pesquisa, se entende o porquê de sairmos com uma sensação de euforia de um cinema, quando vimos um filme que emocionou as fibras mais íntimas de nossa alma e, da mesma forma o porquê de estarmos irritados, nervos à flor da pele e até com dor de cabeça, quando vemos um filme de extrema violência ou dessas produções que são verdadeiros “lixos” cinematográficos...

É por isso que a grande maioria dos terapeutas de auto-ajuda recomendam que não devemos assistir telejornais antes de dormir. Aliás, recomendam que não devemos ter aparelhos de tv no quarto... Alguém que assista qualquer telejornal antes de dormir, verá que as principais manchetes, aquelas às quais se dão mais ênfase, são as que falam de crimes, assaltos, mortes, imagens negras... Imagine como estará o íntimo de alguém que vê essa barbaridade - nem precisa assistir Apocalipse Now ou um filme pornô -, depois tenta dormir; se conseguir, para onde irá durante o sono?...

Assim sendo, buscarmos motivos para sorrir e termos emoções nobilitantes é imperioso para nossa própria saúde.

Mesmo que estejamos passando, temporariamente, por algum estado patológico, tenhamos a certeza de que ao lermos um bom livro, assistirmos um bom filme sentir-nos-emos melhores. As imagens visualizadas ou mentalizadas transferem para nós o bem ou o mal-estar.

“Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”, afirmou judiciosamente o Apóstolo Paulo...

Nos dias atuais, num mundo tão conturbado, onde há incoerente inversão de valores, onde aquilo que pacifica, que enobrece é considerado careta, precisamos estar selecionando o que nossos olhos vêem.

Além de tudo, PASSEMOS A SORRIR JÁ, MESMO COM DOR DE DENTES!...

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 14/03/2011
Reeditado em 16/10/2012
Código do texto: T2846963
Classificação de conteúdo: seguro