OUTUBRO - O MÊS DO PENAR

Enfim chegou o mês do penar. Outubro só não é pior do que o fim de Janeiro e meados de fevereiro, precisamente, dia 17 de Fevereiro, meu aniversário. Outubro é o mês das últimas provas da Faculdade, o último mês do ano que me separa do lar. Por isso minha angústia aumenta e tenho vontade de chorar. O mês não passa, cada dia é pior, mais longo...

Lembro agora das últimas férias, o cheiro da terra no verão castigante de Angra, a praia aliviadora do calor, o sol escaldante de um dia de Domingo... Os amigos à mesa de bar bebericando um copo de cerveja... risadas, gargalhadas, prazer... Tudo vivo na memória como se outro dia fosse. Sapupara para aliviar o marasmo, as doideiras, brigas, namoradas... Numa boate, que agora não me recordo o nome mas que começava com um nome de bebida, os Camaleões tocam seu novo repertório, nós, eu, Léo, Douglas e Ramon, nos embebedando no banheiro para ninguém filar o néctar.

Eu, nessa época remota, namorava um menina, na verdade, um imenso baú de problemas, verdadeira caixa de Pandora... Mas tinha os lábios divinos. Bem, enquanto bebíamos ela dançava loucamente ao som frenético da banda.

É, junto às lembranças, a saudade. Falta pouco... mas me assusta. O tempo é outro... as pessoas mudam. Com absoluta certeza, este ano será diferente. Não será aquela coisa gostosa de voltar no primeiro ano longe de casa.

Torço, rezo, imploro... não posso ficar de final este ano. Preciso superar essa loucura e logo, descansar. Estou cansado demais. E por falar em cansado, lembro da noite dormindo às pedras da Costeira... Que leito macio fui arrumar para passar a noite. Porém a alvorada foi linda... o céu cor de rosa, laranja... surgindo das profundezas do oceano... Divino!

Foi um ano bom, melhor, boas férias. Passar o Revellion encharcado até as meias, talvez fosse um sinal negativo, se o foi, não sei, mas divertido, ah! Isso foi.