ALMA VIVA

-Acorda querido e vamos caminhar. Hoje não está chovendo.

De frente ao cruzeiro, na academia popular da Praia do Canto, fiz alongamentos agradecendo a Deus por mais um dia de vida; por todos os meus irmãos e pela natureza exuberante, emoldurada pelo céu e pelo mar.

Caminhei cumprimentando aos que se deixavam cumprimentar.

O primeiro que encontrei foi um gari.

-Bom dia! Tudo bem com a senhora?

-Tudo, Graças a Deus. Bom trabalho para você.

Continuei a caminhada, pensando.

-Que coisa linda! Os pombos e rolinhas comendo canjiquinha, que uma boa alma viva deixou para eles se alimentarem.

Olá, compadre Chico!

-Olá! Aonde vocês vão passar a virada do ano?

-Em casa. Desta vez queremos ficar sozinhos, rezando o terço.

-Vão para a nossa casa.

-A mana já nos convidou. Após a missa, passaremos lá.

-Comadre, sabia que aqui tem tartarugas?

-Sabia. Tem muitas e de todos os tamanhos.

Juca está me esperando na academia popular. Até amanhã.

Pensei: A draga está jogando areia na praia e salvando mais dois coqueiros. A Curva da Jurema está ficando mais bonita.

-Ana, feliz Ano Novo!

-Obrigada, amiga. Desejo-lhe um próspero 2011.

Nossa Senhora! Quantos pobres de Deus! Como desejar-lhes o mesmo que desejei a Lucy? Seis acordaram e saíram por aí. O último pegou a sua minúscula barraca velha, escondida entre os barcos, armou-a debaixo de uma castanheira, enroscou-se dentro e fechou o zíper. Sabe-se lá quando sairá e para fazer o quê?

Senhor - nosso divino Pai - manda uma boa alma viva para lhe ajudar a encontrar o caminho certo e, assim, ter também um próspero Ano Novo.