Imagem: Homem Vitruviano- Leonardo Da Vinci
Música: Sinfonia 5 - Beethoven



O QUE É SAÚDE?

 

Durante os últimos dias atendi em meu consultório várias pessoas, principalmente, senhoras com a mesma queixa: “a catástrofe no Japão abalou a minha saúde”. Insônia, melancolia, inapetência, dificuldade de concentração e outras manifestações somáticas como hipertensão, aumento da glicemia, mialgia e outros sinais e sintomas comuns.

A definição mais difundida sobre saúde é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da saúde (OMS): saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Pela definição da OMS, saúde é um estado difícil de ser atingido. Existe uma concordância geral que saúde não é apenas a ausência de doenças, mas, o COMPLETO bem-estar físico, mental beira a utopia.

Definir saúde é tão difícil quanto definir felicidade. Ambas são estados complexos e subjetivos que os seres humanos experimentam durante suas vidas. Saúde e felicidade são momentos vividos e não definidos.

Quando experimentamos o completo bem-estar físico, mental e social, além de ter saúde, estamos vivenciando um momento de felicidade.

O pseudo-bem-estar físico, mental e social e a busca pelo completo bem-estar físico, mental e social são situações comum na vida do ser humano.

Por que pseudo-bem-estar físico, mental e social? Porque acreditamos e vendemos a idéia que somos saudáveis enquanto o nosso organismo desenvolve doenças crônicas e silenciosas desde a tenra idade. Porque nos relacionamos com a natureza e não conseguimos mudar o seu curso e temos que aceitar os seus fenômenos.  Porque somos sensíveis as injustiças sociais e elas afetam nosso estado mental. Porque possuímos a capacidade de julgar a nós próprios, de julgar fatos e pessoas e os julgamentos, mesmo que isentos, nos molestam. Porque possuímos a capacidade de amar e de sonhar, que apesar de belas, nos fazem sofrer.

Por que uma busca? Porque a vida humana é uma longa busca. Buscamos, principalmente, meios para materializar a nossa felicidade. Porque com o completo bem-estar físico, mental e social experimentamos a felicidade.

O ponto concordante com a OMS é que a saúde não é apenas a ausência de doenças. Podemos comparar a doença como uma serpente que faz a sua habitação dentro do nosso organismo. Se conhecermos os hábitos da serpente, se sabermos lidar com ela, se estabeleceremos com a mesma uma convivência, não digo que prazerosa, embora, aceitável, poderemos experimentar momentos de bem-estar físico, mental e social.