O caboclo Zeca Bem dizia: “Deus ti cri”

Nos tempos de criança nós Tangerino de Oliveira convivíamos com toda a família e me lembro de que os avós maternos tinham o habito de se expressarem por intermédio de frases que ficaram pra sempre na minha memória e também dos meus irmãos.

Meu avô materno José Pereira Tangerino (1894+1986), que tinha o apelido de “Zeca Bem”, frequentou uma escola na fazenda onde morava, mas não coneguiu aprender, nem ler e nem escrever. Minhas tias diziam em tom de brincadeira que ele chegou a furar a Cartilha escolar, da página “A pata nada, pata pa”. Mas as informações no pé-de-orelha foi o seu aprendizado nesta vida de meu Deus.

Bastava qualquer um de nós dar um espirro “atchim”-, ouvíamos o famoso “Deus ti cri”, hoje já com os meus 64 anos de idade resolvi fazer uma pesquisa na internet e acabei descobrindo a origem da dita cuja, aliás, digo da frase.

De acordo com o artigo “Algumas Famílias Mineiras, Tradições e Costumes” editado pela Abradjin - Associação Brasileira dos Judeus da Inquisição, encontrei as seguintes informações:

• O famoso “DEUS TE CRIE” após o espirro de alguém é uma herança judaica da frase “Hayim Tovim”, que pode ser traduzido como boas vindas.

• É muito comum o hábito sertanejo, antes de beber, derramar parte do copo ou do cálice para o “santo”. Na verdade essa tradição tem origem no rito milenar hebreu de reservar na festa de Pessach (Páscoa) um pouco do vinho para o profeta Elias. O ato de derramar uma porção da bebida se chama liberação.

• O primeiro arrendatário judeu de terras no Brasil, na época do descobrimneto foi Fernando de Noronha (Fernão de Loronha).

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 20/03/2011
Código do texto: T2859267