O QUE MATA MAIS? O CIGARRO OU O ÁLCOOL?

Duras campanhas contra o cigarro. Exorcismaram o cigarro. Cantaram: É proibido fumar (mas estavam com um copo cheio de uísque, nas mãos). Proibiram fumar em repartições públicas (mas pode-se roubar). Em bares, lanchonetes e restaurantes, afora as pizzarias e churrascarias, é proibido fumar (Mas pode se empanturrar de gorduras saturadas e trans).

Proibiram o cigarro como o Vaticano proíbe o sexo entre os religiosos e religiosas (Mas pedofilia pode). Não se fuma mais em locais especialmente destinados, os fumódromos. (Mas pode-se fumar uma pedra de crack e a policia não está nem ai) Proibiram que os Publicitários produzissem verdadeiras obras de arte, a respeito do cigarro, como vídeos e filmes. (Mas não proibiram turismo sexual, exposto na InterNet).

Enfim proibiram o cigarro. Abominaram o cigarro como o diabo abomina a cruz.

Todos os males do mundo recaem sobre o cigarro.

O marido broxou. O cigarro é o culpado. (Mas não sabe da tremenda baranga que está ao seu lado na cama e cheia de “bobies”).

Enfim conseguiram colocar nas carteiras de cigarro, imagens que são verdadeiras chantagens psicológicas e emocionais. O garoto propaganda do cigarro Malboro, foi acusado de promover o aumento de consumo e estaria morrendo de câncer pulmonar. (Nunca fumou Malboro, fumava Call). E de fato morreram. Na realidade foram dois cowboys que sempre montaram um cavalo só. E em assim sendo formataram uma lista do males que o cigarro causa ao ser humano (animais bípedes e quadrúpedes não fumam). Vejamos com atenção os danos e as conseqüências que o cigarro promove: Asma Brônquica .Rinite Alérgica .Câncer de Pulmão .Bronquite Crônica .Tuberculose. Pneumonia .Coqueluche .Resfriado .Sinusite. Impotência. Câncer de Traquéia. Enfim uma relação enorme de danos causados ao organismo humano, pelo cigarro. Análises feitas indicam substâncias cancerosas que poderiam levar à morte.

Bom, o cigarro então é o vilão da história. Afora outros fatos, como desastres domésticos, em que a brasa do cigarro caiu sobre uma cortina e esta pegou fogo e provocou um enorme incêndio que queimou toda a residência.

Mas se o cigarro faz tanto mal assim, por que o governo atual, não falemos do último pois era um tabagista juramentado e chato, não proíbe o uso do cigarro em todo território nacional? (Na Bolívia não pode...). Se o cigarro causa tantas mortes, por que o governo não age de forma direta e pontual, no combate ao hábito de fumar? Uma campanha semelhante à de Osvaldo Cruz, no combate à Febre Amarela e a Varíola.

Ou ainda. Por qual motivo não promove uma campanha contra o hábito de fumar, semelhante à campanha de combate a Pólio? Uma pequena galhofa. O idealizador de colocar nos maços de cigarros, aquelas fotos apelativas, foi um tremendo ingênuo. Ao serem obrigados a veicular em todos os maços de cigarros estas fotos, esqueceu o gênio, que tal já ocorria nos Estados Unidos e que a ação, promovia uma arrecadação enorme de impostos para o governo. Ou seja, o governo agora mais do que nunca poderá retirar das carteiras de cigarros aquelas imagens, pois arrecada impostos sobre o direito de imagem, que a pessoa exposta recebe.

Mas qual o motivo ou quais os motivos que o governo atual, não proíbe o cigarro no Brasil? Pelo simples fato que o governo arrecada 80% de imposto sobre o produto final.

Mas se fosse só esta fonte de arrecadação (imoral por sinal) tudo estaria dentro de um patamar tolerável. Analisemos então os fatos. Os fumicultores pagam impostos quando compram as sementes, os adubos (NPK) o calcáreo, fungicidas, herbicidas e inseticidas. Paga taxas e juros ao Banco do Brasil, quando solicita financiamento para custeio e da mesma forma para construir o barracão, a estufa, máquinas e equipamentos. A indústria que emprega milhares de operários recolhe todas as taxas. Os funcionários destas empresas recolhem impostos. Os fumicultores idem. Todos os itens que compõem um maço de cigarros apresentam impostos embutidos. Enfim. O governo arrecada imposto em todos os elos (e são centenas) da cadeia produtiva do fumo. Do pé de fumo à boca do fumante, o governo arrecada imposto. E como o cigarro causa câncer, os fumantes são submetidos a tratamentos, internamentos e lógico morrem, o governo lucra com os impostos pertinentes (olha o Ézio ai).

E perguntamos. Qual o motivo pelo qual o governo atual, não bane de uma vez por todas o cigarro do Brasil? Edita uma Lei que proíbe sumariamente de se fumar?

Resposta. Por que estaria matando a galinha de ovos de ouro, da arrecadação de impostos.

E restou a bebida alcoólica?

Mas antes de iniciar este tópico. Alguém já ouviu dizer que um fumante, matou alguém em função de fumar?

Mas vamos lá. O álcool é um produto que causa mortes das mais variadas formas e maneiras. Pessoas alcoolizadas ao volante matam, aleijam, causam danos patrimoniais. Pessoas sobre o efeito do álcool tornam-se inconvenientes, perdem a noção do perigo, envolvem-se em discussões, brigam, batem, apanham, matam e muitas vezes morrem. Os efeitos psicotrópicos, se fazem presentes de várias maneiras que podem levar as pessoas perder o sentido de orientação, perda de memória, coma alcoólica e morte.

A maioria das mortes em reuniões, festas e baladas são responsabilizadas diretamente pela ingestão do álcool.

A degeneração hepática, cerebral deve-se ao álcool.

Mas se o álcool mata tanto, causa danos irreversíveis à saúde, compromete e destrói lares e carreiras, é elemento constante nos assassinatos e agressões. Que provoca a destruição de lares, de carreira, de perda de fortunas, qual o impedimento do governo federal em abolir o álcool e da sua ingestão em todo o Brasil?

Pelos mesmos motivos que citamos em relação ao cigarro.

Conclusão. O governo é quem mais lucra com estes dois produtos famigerados. Inclusive com os impostos inerentes do caixão de defunto.

ROMÃO MIRANDA VIDAL
Enviado por ROMÃO MIRANDA VIDAL em 21/03/2011
Código do texto: T2861125