Coloque uma vassoura atrás da porta

Conversando com meu avô, entre outras conversas lembrei de que ele quando precisava de uma vassoura para limpar a frente de sua casa na Vila Carioca, e a mesma estivesse só no toco, ele reclamava do preço quando ia comprar outra. Essa tarefa que fazia diariamente era apenas para passar o tempo, por ali sempre passava alguém conhecido momento propício para jogar conversa fora, enfim ele gostava de papear com outras pessoas, principalmente quando era sábado, dia de feira-livre, gente pra conversar é que não faltava.

Logo de madrugada, era uma movimentação de veículos, cada um querendo instalar suas barracas, porque o tempo era pouco e logo chegavam os fregueses mais apressados. Ele levantava bem cedo, dizia que era para ficar mais tempo a toa.

Certo dia eu estava próximo dele e iniciou uma conversa com um feirante enquanto armava sua barraca, assunto sobre vassoura. Dizia ele que tinha muitos conhecidos que gostava de conversar, mas sempre tem aquele que de certa forma muitas vezes era inconveniente, a conversa do dito cujo não agradava.

Cansado da conversa, não sabia o que fazer para se livrar da tal pessoa até que um dia alguém disse pra ele. Seu Zeca Bem experimente colocar atrás da porta uma vassoura, não importa se for velha ou nova. Disse ele para seu amigo. Colocar vassoura de ponta cabeça atrás da porta pra que?

Assim respondeu o seu amigo, pode ter certeza que se o senhor colocar uma vassoura atrás da porta a visita indesejável vai embora rapidinho. Zeca Bem ouviu aquilo, logo pensou, a gente proseia, conversa e ouve cada coisa esquisita, mas porque não fazer uma experiência. Comentou comigo sobre essa conversa, e por um acaso citei um provérbio qualquer que tinha lido em algum lugar: “Se você encontrar uma pessoa no mesmo caminho, você tem em suas mãos um filão de pão, o outro também, caso troque pão por pão, nada agregaram em seus conhecimentos, simplesmente trocaram pão por pão, porém se tivessem conversado entre si, cada um aprendia um com o outro”.

Mas ao mesmo tempo ficava pensando onde foi que o meu amigo feirante arrumou isso. Aceitou tal sugestão, ficou sabendo que o chato estava a caminho, botou depressa uma vassoura velha de ponta cabeça atrás da porta, e ficou aguardando a chegada. Por educação recebeu-o o tal visitante inoportuno, que iniciaram uma conversa qualquer, que se prolongou daí lembrou-se da vassoura, será que vai funcionar?

Dito e feito, a vista inoportuna começou a abrir a boca sem parar, e foi dizendo. Seu Zeca eu já vou embora, hoje não estou bom pra conversar, e foi saindo...

Contava meu avô que quando morava no sitio lá pra bandas do interior paulista, entre outras plantações que cultivava em seu pequeno sitio, sempre tinha um espaço para plantar vassouras, as famosas vassouras caipiras.

Após lembrar-se disso resolvi pesquisar sobre o assunto, e vejam o que encontrei de informação na web.

Bruxas e Vassouras são praticamente sinônimos... Inseparáveis no imaginário popular e folclore, desde a Idade Média, qual tal artefato passou a fazer parte dos ritos das Bruxas.

A vassoura, assim como qualquer outro objeto utilizado corriqueiramente, acabava sempre integrando o Oficio Bruxo.

Muitos costumes foram associados à vassoura, mas talvez o mais popular seja aquele para se espantar visitas indesejáveis: colocar a vassoura atrás da porta!

Sobre tal costume, vejo três fundamentos:

a) Pelo fato da Vassoura ter sido a forma de se camuflar a Estaca dos Bruxos (Cajado bifurcado que representa o Chifrudo, mais comum entre Bruxos tradicionais, principalmente os Britânicos), ela pode ser colocada atrás da porta, como uma forma de se invocar a presença do Mestre do Sebá (O Chifrudo), conjurando-O para proteger aquela casa, aquela família, aquele clã. Notem que, pelo fato da bifurcação ser escondida entre as cerdas da vassoura, ela estando e ponta cabeça está servindo, na verdade, para invocar justamente o supracitado conceito;

b) Pelo fato da Vassoura ser um instrumento de limpeza, adoção dela nos rituais da Arte fez com que fosse também utilizada para a limpeza do ambiente: inclusive nos aspectos psíquicos, energéticos, espirituais e emocionais. Sendo também instrumento de limpeza energética, e, portanto de banimento daquilo que não desejamos, ela estaria ali, atrás da porta, para lembrar tal função dela... E eis que as más energias e/ou a presença da visita inoportuna serão através de tal gesto, banidos;

c) E também pelo fato desse instrumento simbolizar a união do Masculino Sagrado (o cabo) com o Feminino Sagrado (as cerdas). Nessa perspectiva, a Vassoura conjura na porta (local sagrado dentro das tradições antigas, morada de Espíritos Guardiães, de Ancestrais) as forças vivificantes: A União Sexual dos Deuses conjurando o crescimento da Vida, em oposição às forças de destruição da pessoa indesejada (geralmente alguém invejoso e daninho à família), e cuja presença levaria ao fenecimento e à Morte. É o mesmo principio da Figa: o gesto representa a União Sexual, a Força crescente da Vida, em oposição à inveja, que faz medrar e fenecer rebanhos, plantações, relacionamentos amorosos, ardores apaixonados alheios, projetos profissionais, trabalhos, e até mesmo impede as coisas de crescerem: seja um bolo no forno, seja um feto no útero...

Que os Lares de nossas portas espaventem nossos inimigos com poderosas vassouradas!

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 23/03/2011
Código do texto: T2865265