Belezas do Sul

Esther Ribeiro Gomes

Gosto muito de Santa Catarina, meu marido e eu fomos várias vezes passear por lá.

Florianópolis, Blumenau, Joinville, Piçarras, Camboriú, Laguna e Tubarão, foram algumas das cidades que conhecemos.

Todas são muito belas, cada uma com suas peculiaridades.

Tal como o povo do nordeste, os sulistas também são simpáticos e acolhedores.

Nunca vou esquecer uma viagem que fizemos para Laguna, terra de Anita Garibaldi, cujo nome de nascença era Ana Maria de Jesus Ribeiro, sendo conhecida como a ‘Heroína dos Dois Mundos’: Brasil e Itália.

Foi companheira de Giuseppe Garibaldi, revolucionário italiano que veio para o Brasil lutar na Revolução Farroupilha, a serviço da República Rio-Grandense e viveram juntos até sua morte na Itália.

Ela é considerada até hoje uma das mulheres mais fortes e corajosas da época.

Lutou bravamente, junto com o marido, pela independência gaúcha e de outros territórios.

Quando Garibaldi obteve permissão para deixar o exército republicano, transferiram-se para Montevidéu, no Uruguai, onde se casaram e lá permaneceram por sete anos.

Tiveram quatro filhos, o primeiro nasceu no Rio Grande do Sul e os outros em Montevidéu.

Depois foram para a Itália onde lutaram contra a invasão franco-austríaca para salvar o território italiano.

Na sua quinta gravidez, faleceu no parto, junto com a criança, na fazenda Guiccioli, próximo a Ravenna, no norte da Itália.

Seu corpo está sepultado no belo monumento construído em sua homenagem, no Gianicolo, uma colina de Roma.

Ela foi homenageada, também no Brasil, com a designação de dois municípios em Santa Catarina: Anita Garibaldi (que visitamos) e Anitápolis, além de ruas com seu nome em várias cidades do país.

Um exemplo da boa hospitalidade no sul foi em Tubarão, quase

na divisa com o Rio Grande do Sul.

Meu falecido marido, como bom italiano, não dispensava uma boa massa.

Então paramos em frente a uma casa onde uma senhora conversava animadamente com a vizinha e perguntamos se podia nos indicar uma cantina italiana.

Ela disse para esperarmos um pouco e qual não foi nossa surpresa, quando pegou seu carro e nos disse para segui-la.

Levou-nos até uma cantina e foi pessoalmente nos recomendar ao proprietário italiano que gentilmente veio conversar com Dante.

Aquele dia ficou gravado em nossa memória como a melhor massa

que comemos durante toda viagem!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 23/03/2011
Reeditado em 23/03/2011
Código do texto: T2865883