A verdade me diverte

Acredito quando me disseram que a verdade liberta. Salve cristo Jesus. Ele esta certo, e sempre divulguei seu primeiro milagre: transformar água em vinho. Vinho, muito vinho, jarras e mais jarras de vinho da melhor qualidade. O irônico da historia que mentir não é pecado capital. Pode conferir: são sete pecados capitais e a mentira não foi incluída, talvez sugerida em um ou outro pecado. Não existem sete virtudes senão a mentira estaria incluída, contudo se analisar bem, ninguém escapa do pecado, mas da verdade, quem escapa? Nem Jesus sabia dizer o que era a verdade quando foi questionado, Pilatos: o que é a verdade? Silencio também, vou entregar fácil assim a verdade não. A verdade tem pernas curtas e saias longas. Nem a justiça tem coragem de olhar para a verdade, prefere ficar cega. Jesus preferiu ficar mudo. E quem prefere ficar surdo pra verdade?A mentira encanta. Por que contar a verdade se mentir nos torna mais amados? Não conta pra ninguém, se alguém souber, sabe que é segredo. Pra maçonaria uma verdade é caso de morte. Cuidado quem não sabe guardar segredos, sempre avisa os que recusam que verdades sejam ditas. Sem mentira não existiria nem a Arte. Com verdade não haveria nem política, os advogados ficariam desempregados, coitadinhos dos atores, a mentira é necessária, assegura muitos empregos e garante a feira gorda do supermercado. A impunidade se alimenta do silêncio da verdade, e no Brasil está bem alimentada. Fui chamado de desnutrido porque me recuso a me alimentar do silêncio da verdade. Sou magro e daí? E hoje alguém me disse ter medo de engordar. Pensei, basta se alimentar do silêncio da verdade. E na verdade não foi apenas magro desnutrido, mas magro velho. Ri da acusação, e não sei por que sorri de algo tão banal. Sim, sou magro velho, mas isso todos sabem. Estou velho, mas não envilecendo. Posso mentir para si mesmo e acreditar nessa pior mentira, enfim, transformaria a mentira numa arte. Que magro, o quê? Não diga que avisei, não diga, a verdade apavora melhor não dizer, apenas quem sabe mentir conta uma boa verdade. Ninguém acredita na verdade. Quando alguém diz que viu um disco voador rimos pelo absurdo da mentira, mas quando digo que se pode transformar águo em vinho. Não pense que vou ser eu a fazer esse milagre. E com a verdade, minha primeira reação é rir. Se eu rir é verdade, se ficar sério não acreditei. Verdade esta no que dou risada não no que acredito. Para descobri se foi verdade basta olhar para meu sorriso. Daí se estou magro? Magro velho então não me importa. Hoje lavei roupa e fiquei o dia inteiro dolorido. Claro que foi verdade, homem também lava roupa. Tudo, bem, a mentira está na forma de argumentação. Lavar roupa não faz parte do cotidiano de muita gente. Mas lavar roupa me fez sorri sem sentido. Fui procurara saber se o sorriso é uma virtude. Ri também não é pecado como a mentira, mas quando estou rindo nem imagino se estou cometendo pecado conversando sobre a verdade. Tem haver com o gosto. Todo pecado é gostoso. E a verdade não costuma ter a aparência gostosa. Para muitos é amarga. E para essas pessoas tudo o que falamos é mentira e verdade apenas aquilo que nos calamos. Não gosto do silêncio. Prefiro rir.

SB Sousa
Enviado por SB Sousa em 24/03/2011
Código do texto: T2867119
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.