Um simples tersol

Lá se vai o tempo em que, na tenra idade, a criançada vivia com problemas de saúde. Recordo-me que na década dos anos de 1950, o governo do estado promoveu uma campanha para erradicar "verminoses"; nós, descendentes dos caboclos, dizíamos "lombrigas".

Reservaram um espaço no Grupo Escolar Visconde de Itaúna-Ipiranga, SP, e uma grande leva de crianças, inclusive eu e meus irmãos mais novos. Ali fomos pra tomar uma dose de óleo de rícino, em seguida, recebíamos metade de uma laranja para amenizar o gosto ruim do purgante.

Era comum nesta época as crianças passarem por dissabores de saúde, tais como: tosse comprida; catapora; sarampo; furúnculos e outros mais, inclusive o "tersol".

A medicina avançou, nessas seis décadas; digo, a ciência de uma maneira geral, e temos vacinas pra quase todo tipo de doença.

Ao completar minhas 64 primaveras no jardim da vida, justamente no dia 17 de dezembro de 2010, meu olho esquerdo ficou avermelhado, parecia que tinha areia no canto do olho; confesso que fiquei preocupado.

Não sei quem falou que, após os 60 anos de idade, é a idade do "condor": com dor aqui, ali e acolá. Mas o que seria esse problema no olho? Logo pensei: “Deve ser o fato de viver escrevendo, digitando, navegando na internet, e se for isso, vou ter que dar um tempo, talvez uns 30 dias”.

Justo agora! Agora que estou me integrando a uma nova banda musical, cujo nome é "R.K.R & TANGERYNUS DO ACORDEON", com projeto de gravar um CD, inclusive as músicas já estão quase todas prontas, fase final!

Já que não consegui agendar uma consulta junto ao oftalmologista (fim de ano é difícil agendar), a solução foi ir até uma farmácia.

“Enfim, lá tem um bom farmacêutico, poderá dar uma dica”. Dito e feito, expliquei o caso, que de imediato me indicou dois tipos de colírios, que pinguei algumas gotas no olho, e passei uma pomada.

Enfim, hoje, dia 20, já estou bem melhor. Foi apenas um simples "tersol" (ou terçol). Coisa que nem lembrava mais...

Tersol é uma infecção inofensiva que forma um pequeno e doloroso abscesso na base de um cílio ou dentro da pálpebra. Normalmente desaparece sozinho, mas pode ser tratado com uma pomada antibiótica.

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 24/03/2011
Código do texto: T2867292