TI TI TI E FICHA LIMPA novelas no país da impunidade

TI TI TI E FICHA LIMPA

Novelas no país da impunidade

Semana passada chegou ao fim o duelo burlesco entre Jack Leclair e Victor Valentin,

confesso que o final da novela revoltou-me, deixou-me indignado pois, apesar de ser um pastelão, não deixaram de transitar pela trama personagens de caráter tenebroso como Luíza e Clotilde que, durante toda a trama usaram de todo tipo de expediente para levar vantagem ou tramar vinganças contra seus desafetos ou adversários.

Ao final da trama ambas se deram muito bem...nenhum castigo...nenhuma perda...

Uma verdadeira ode à impunidade.

Claro que outros personagens também fizeram das suas, mas não chegaram nem próximo dessas duas, portanto uso-as para exemplificar a visão do autor do folhetim sobre a nossa sociedade...vivemos na era do vale tudo pra se dar bem.

AH! Mas novela é só novela, não se pode levar muito a sério...ok...mas em "Passione" a tal da vilã Clara ou Kiara...também se deu bem...escapou de qualquer maior consequência e aparece na última cena em algum lugar paradisíaco...

Bem, voltando à vida real, a vergonha que senti dos finais das novelas ficou para trás, sobrepujada pela vergonha do que presenciei em minha cidade durante a Festa do Peão e o que vejo agora ser decidido sobre a Lei da Ficha Limpa.

Na minha pequena Arandu, resolvi sentar-me em uma praça próxima a minha casa, aqui no bairro conhecido como Nosso Teto...a atração da noite era o cantor Edson, da antiga dupla Edson e Hudson...bem, a quantidade de pessoas atraídas pelo evento era considerável.

Do "meu" banco na praça presenciei uma das coisas mais absurdas que poderia imaginar aqui na pequena Arandu.

Neste bairro , todas as ruas terminam, na avenida principal, em um retalho de terreno ( não aproveitado para a construção do conjunto habitacional ) que foram reservados como área verde. A prefeitura mantém esses terrenos gramados e limpos faz muitos anos. Ponto para a prefeitura nesse sentido.

Ocorre que, desde o ginásio de esportes até à frente do colégio, uma verdadeira "quadrilha" de "flanelinhas" abordava cada veículo oferecendo "vagas de estacionamento" por dez reais ( ao menos foi o que ouvi um deles gritando), justamente sobre as áreas verdes, apropriando-se do terreno público para "faturarem algum", não apenas explorando aos incautos mas agredindo o gramado mantido com o dinheiro dos contribuintes ( inclusive o meu).

Não conheço muitas pessoas aqui na cidade mas, arrisco-me a dizer que nunca havia visto nenhum daqueles "flanelinhas" por aqui.

Mas a vergonha maior , ainda que possam dizer que "cumpriu-se a constituição" estava reservada para o dia de ontem ( quarta -feira) quando os "ilustres" ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram, com o voto do mais novo integrante, que a tão comemorada Lei da Ficha Limpa, fruto do movimento da sociedade civil, não é válida para as eleições do ano passado, sendo assim, os Fichas Sujas que teimaram em disputar as eleições, foram votados e obtiveram votos suficientes para serem eleitos, serão mais cedo ou mais tarde , conduzidos aos cargos disputados.

Isso sem falar na verdadeira dança das cadeiras que acontecerá por conta dos tais coeficientes eleitorais...

Vergonha...Vergonha...Vergonha...

Mas vergonha mesmo deveriam ter os eleitores desses "senhores" que, em troca de algum favor ou trocado acabam vendendo seu voto sem se importar com o caráter do candidato.

Ainda assim, cada vez mais me convenço de que as leis, neste país, são feitas para favorecer os mais poderosos , sempre que se cria uma lei, cria-se com ela, uma brecha para que a mesma possa ser burlada pelos advogados mais espertos ( e mais caros, claro ).

Contatos com o autor

anjo.loyro@gmail.com

Arandu, 24 de março de 2011