Desprendimento

Como é difícil hoje viver uma situação de vida desprendida de todos os bens materiais. Hoje viver o que seres humanos de outros tempos, de outras culturas, vivenciaram e deixaram como legado a todos nós, em escritos antigos, em documentos encontrados e estudados por homens considerados sábios de nosso tempo atual, é algo emocionalmente intrigante de se pensar, é uma pergunta inquietante e que não traz uma resposta única e coerentemente satisfatória. Seres humanos com poder nas mãos, que são os chefes das igrejas, os que deveriam orientar e doar-se ao seus rebanhos, banham-se em coroas de ouro, em pedras de brilhantes, em riquezas e confortos que poucos tem.

Quem dera todos nós pudéssemos viver de pequena quantidade material e na riqueza dos valores e dos sentimentos que vem de Deus, que são riquezas infinitamente ilimitadas, de fonte pura e inesgotável, pudéssemos viver abarrotados, transbordantes. Riqueza que engrandece a alma sem nos diferenciar dos outros, contrário, riqueza que nos igualaria a todos.

Será que seria possível hoje vivermos como São Francisco de Assis?

Viver os votos de pobreza absoluta, como ele fez?

Será que seríamos capazes de largar nossas vidas confortáveis para vivermos juntos dos miseráveis, dos menos afortunados, dos que sofrem todos os horrores que nossa mente é capaz de imaginar? Será que iríamos gritar aos quatro cantos do universo a importância de sermos mais semelhante a Cristo em nosso dia-a-dia? Será que teríamos força e coragem perante as armas modernas, os seres inescrupulosos e violentos, os frívolos e destemidos de hoje em dia?

Acho que cabe bem, aqui e agora, a velha e conhecida frase que diz: " mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que muitos de nós largarmos as mordomias para uma vida de sofrimento e dor ".

Eu queria ter essa força e essa coragem que muitos Santos tiveram. A leveza de suas almas. A paz de seus corações. A segurança de seus sentimentos e pensamentos é que me fazem sentir a vontade de viver uma vida mais sábia. Eu queria desnudar-me de tudo o que vai contra os princípios de Deus. Eu queria ter na ajuda ao meu irmão minha maior riqueza. Queria subir em árvores e cantar com os pássaros. Correr em meio a verdes e sentir o vento batendo em meu rosto e arrebatando minha alma até os céus. Eu queria sentir o calor da mão de Jesus Cristo me dando o impulso necessário pra eu alçar vôo.

Como é bom louvar a Deus e perceber que mesmo em nossos tempos atuais ainda conseguimos de certa forma, mesmo com todos os nossos egoísmos e todos os nossos falsos valores predominando em nossas sociedades doentias e massacrantes, encontrar pessoas diferentes. Pessoas menos voltadas para o seu próprio umbigo.

Acho que mesmo hoje, com toda essa evolução e tecnologia, com tantos recursos, com toda essa mudança de vida,de costumes, de meios de sobrevivência mais facilitados que nas épocas em que o homem era menos evoluído, digamos assim, menos hábil e dotado, acho que poderia fazer renúncias absolutas em favor de Deus, em favor de levar a verdade da vida a todos, com atitudes atrevidas, ousadas e completamente chamativas, fora do comum, fora da realidade habitual.

Madre Tereza de calcutá, Irma Dorothy Stein, Zilda Arns, são exemplos de pessoas que se desprenderam das unúmeras possibilidades que tiveram de viver uma vida de conforto, com acesso a muitos bens materiais, mordomias e luxuosidades talvez. São pessoas que se entregaram aos outros, aceitaram uma vida de dificuldades para se doar aos outros, se entregaram a Cristo e o carregaram por onde foram, o apresentaram a muitos, vivenciaram a sua experincia de fé, na renúncia de suas próprias vidas.

Não é fácil hoje em dia desprender-se de si mesmo pelos outros, mas não é impossível. Não é fácil sair de uma cama quentinha, pra passar noites em claro, em meio a tiroteios, tentando ajudar aos irmãos perdidos,desamparados e esquecidos pelos que tem o poder em suas mãos e nada fazem, a não ser em seu próprio benefício, mas não é impossível.

Hoje não precisamos largar tudo e todos nossos bens, mas o pouco que fazemos nos aproxima um pouco mais de Deus, e leva esse Deus a quem muitas vezes só precisa de um pouco mais de fé e esperança pra continuar a sua luta por uma vida mais digna e mais calorosa, bem mais humanitária e solidária. Precisamos como sempre foi necessária, em todos os tempos e lugares, entre todas as cores, raças, classes sociais, culturas,de mais humanização, de mais amor. Deus é amor. Precismos de Deus. Deus em abundância. Deus em todos os momentos, em todas as horas, em todos os espaços.

Deus entre nós, Deus em nossa mente, Deus em nossas mãos e pensamentos, elimina drogas, elimina assaltos, elimina estupros, elimina violências, elimina egoísmos, elimina todos os males e mazelas que o ser humano adquire pelo esquecimento de Deus, do amor.