SER OU NÃO SER

S E R O U N Ã O S E R

N. B. Este texto não impõe estilo de vida nem dá conselhos,

tão somente faz indagações e enumera alternativas.

Qual a sua função aqui na terra? Já pensou nisso? Sabe qual é ou quais são? Tem preocupações a respeito? Pelo menos já sonhou que fazia alguma coisa irrelevante? Já se imaginou sendo útil? Pelo menos lavando uma mala de roupa ou pregando botões? Não sendo exigente, mas ao mesmo tempo sendo: você pelo menos joga o papel higiênico no cesto de lixo, logicamente o papel de seu próprio uso?

Tente sair-se na frente, vencedor de si mesmo, dos seus medos, anseios e limitações. Algo tipo extrovertido. Sacana. Malandro de marca maior.

Projete-se! Faça seu futuro. Usufrua do ganho anterior.

Tenha como meta um crescimento contínuo sem medir esforços pessoais, para investir em si mesmo. Agir. Contribuir. Exaurir. Parir. Latir. Balir. Ninguém pode dizer nada contra se você transviar-se ou inrustir-se.

A cada dia, mês, semestre, ano, fazer-se algo em seu benefício próprio? Única e exclusivamente para si. Que venha a nós o vosso reino, e seja feita a minha vontade.

Estar receptivo às novas aprendizagens? Maquinações, urucubacas e inhacas. Praticar tiro ao alvo no chefe, do chefe e para o chefe.

Ler livros, aprender novas línguas, informática, música, dança, teatro, etc? Alfabetizar-se. Politizar-se. Politicar-se. Espreguiçar-se.

Talvez amanhã conhecer um lugar novo e diferente? Cemitério. Açougue humano. Lixão. Quasar. Usina de Chernobyl. Favela do bairro Goiá.

Ampliar o seu vocabulário, melhorar a sua expansão; e não ir ao trabalho. Afastar-se de comportamentos inadequados? Assédio sexual. Porre acompanhado de ressaca. Enfarto do miocárdio, pericárdio, endocárdio, nucleocárdio e...

Quando meditar e/ou refletir; planejar e/ou escutar, (executar) compreender e se relacionar melhor, administrar o tempo e viver com qualidade cada evento? Vegetar. Mendigar. Revoltar. Brigar.

Aprimorar o seu visual estético? Mudar o corte de cabelo? Emagrecer? Engordar? Escovar os dentes e abluções gerais. Exorcizar-se. Andar nu. Se preferir torne-se homossexual.

Surpreender com mais freqüências às pessoas que se ama, por permitir-se o novo, sempre? Se não belém-belém e nunca mais ficar de bem.

Passear na praça de mãos dadas. Amar. Chorar o leite derramado. Insurgir contra o vizinho, acusá-lo de algo que ele não fez. Imputar-lhe crimes hediondos: matricídio, latrocínio, parricídio, infanticídio, gaticídio, formiguicídio, baraticídio, raticídio e paz e amor.

Gostar desta certeza de que se é diferente: física, mental, cultural, intelectual, social e espiritualmente. Ser o melhor (the best) independente do que já se foi no passado? Que passado? Dar presentes. Esquecer o futuro. Gozar quem sua. Maldizer quem sonha.

Ou até gostar da idéia de buscar sempre, mas sempre, alguém melhor em si? Dó ré mi fá sol lá....

Ter uma mente que está 12 (doze) meses por ano, 30 (trinta) dias por mês, 24 (vinte e quatro) horas por dia, ON LINE, ávida e sedenta por aprender, para construir, por executar e realizar-se, única e exclusivamente você? E os outros? Macacos. Tênias. Elefantes. As crianças, mande-as às favas. Enforque-as. Afogue-as no vaso sanitário.

Querer que o vírus da inquietação e indignação, juntamente com o comodismo se faça presente em sua vida, incentivando-o às transformações necessárias até o seu último alento, senão suspiro? Na morte e vida, ou vice-versa. Não estagnar. Mas parar. Olhar. Apreciar. E seguir em frente.

Não ser filho do acaso. Temos proveta, mãe de aluguel, clonagem, xerocópia...

Não ser amante da mesmice. Repetir sempre. Cultue a rotina. Faça como o ponteiro do relógio, passe a cada instante num lugar diferente. Mais rápido. Ou pare, e dê a luz um caminhão de porcos espinhos.

Não manter relações com a preguiça e nem com o medo. Preferir as loiras sem desprezar as morenas. Requisitar as belas, sem deferir as feias, simplesmente ignore-as. Se cortar dos dois lados é gilete.

Vir a este mundo para aprender e para dar a sua contribuição, a sua parcela de culpas; e com gesto simples, mas significativos de melhoria, inovação, crescimento e evolução, decretar o apogeu do nada. Gratificar os lerdos.

Contentar-se com pouco, apesar de vítima; e, execrar a autopiedade. Abster-se de imolação. Apegar-se como uma sanguessuga no mais próximo. Grudar com unhas e dentes a bem de interesses maiores.

Não procurar culpados pelo seu fracasso. Tê-lo sempre à mão. Jurar, atestar que é seu colega!

Não acomodar, se diante dos obstáculos o horizonte é infinito. Fazer cem metros rasos em profundidade. Entrar em transe hipnótico e do in sem se encrencar na ioga.

Não se nivelar por baixo, diante dos desafios, deixando de abrir portas e trilhar caminhos diferentes visualizando novas paisagens. Figuras, fotografias e...

Estabelecer sempre metas, que permitam simplesmente viver e não só sobreviver. Subviver. Subverter. Submergir. Afundar. Esculachar.

Para que acordar? Só se for com o sol a pino, quase meio dia, e ainda assim dizer:

- Que madrugada!!!

Dar mais vida à VIDA. Carboidratos. Petróleo. Energia biodegradável. Radioatividade colateral bipolarizada.

Potencializar e fortalecer energias vitais. Watt. Erg. Volt. Km quadrado.

Sair dessa condição de pequenez mental e despertar esse gigante que se encontra adormecido e esquecido no íntimo. Não me ponha nesse rol!! Ser ou não ser.

Antes de encostar-se ao travesseiro, permita-se refletir: o que tenho feito por mim em termos de mudanças significativas? Deixei o LSD pelo crack por quê? Droga por droga fique no PMDB, se preferir, temos o PT.

O fim de semana, os programas, os agitos, as novelas, os telejornais, o futebol, o dia, o semestre, o ano, chegam e passam, e aí? O que ficou? O que me acrescentou? O que mudou? Ontem não é hoje, que já foi amanhã. Até logo.

Que tal mudar!? Ali para rua do pára-choque número zero. De assexuado para transexual ou de traveca para sapatão ou de tarado para frígido.

Que tal investir em você mesmo? Jogue na loto, na quina, na lotomania, na esportiva, na mega sena, na super sena, na federal, na estadual, no jogo do bicho, e, se ainda assim não conseguir a grana do lanche, então assalte um mendigo. Desfalque a sacola da igreja.

Que tal delegar a terceiros (pais, casamento, filhos, patrão, loterias, heranças, etc), a responsabilidade pelo seu êxito? Uma vez que é incompetente ao extremo. Incoerente. Inconseqüente. Inadimplente. Indecente.

Busque-se, organize-se, e identifique o que faz os seus olhos brilharem, o que o faz arrepiar-se, o que o mobiliza e o enche de prazer. Também fique a alerta para notar o que enche o saco. Dá asco. Fede.

Trabalho...

O mercado está carente de profissionais apaixonados pelo ofício. Há um volume enorme de pessoas frustradas, morrendo aos poucos nos casamentos, nas profissões, na vida. Mas principalmente na morte. Suicide-se!

No entanto, bastam pequenos esforços, para gerar mudanças, transformando realidades. Rolar ladeira abaixo. Ser atropelado.

Permita-se o prazer, esteja disposto a pagar o preço e a realização será uma conseqüência! O aconchego da velhice.

O Amanhã poderá ser um NOVO DIA, diferente de todos já vividos ou uma mera repetição de um filme que ainda teimamos em assistir. (Jason) (Xuxa).

Não existem soluções milagrosas, o que existe é trabalho, progresso, crescimento e evolução. Chateação. Corneação. Traição. Tapeação.

Rompa seus limites! Vá para o PQP.

Será? Foi. Fuuuiii!!!!!!!!!!!!!

(janeiro/1987)

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 31/03/2011
Código do texto: T2881408
Classificação de conteúdo: seguro