** O JARDIM E A VIDA **

Na casa da minha infância havia um belo jardim de flores e frutos de encantar a todos que passavam.

Um velho homem cuidava religiosamente das plantas como se fossem filhas dele.

Regava-as com carinho, afofava a terra com cuidado, estercava-as. E usava além de água também sorrisos.

Esse homem vivia a cantarolar no meio das flores brincava com as borboletas dançava enquanto águava as folhas e raízes, esse homem vivia feliz, tanto no sol quanto na chuva, fazia seu trabalho com gosto, e dizia que nada era mais belo do que contemplar no final do dia o crepúsculo reluzindo seus últimos raios sob os lindos canteiros que ele passara o dia todo cuidando, riqueza maior que essa não tinha, e no dia seguinte a alegria de começar tudo de novo estava com ele.

Nada é eterno, principalmente as pessoas. E em um belo dia de muito sol e muita luz, esse homem foi cuidar de outro jardim, com certeza um jardim mais lindo e muito melhor que o meu.

Papai teve que arranjar outro jardineiro... E apareceu um jovem rapaz que dizia saber cuidar bem das plantas e precisar muito do emprego, foi contratado...

No início chegava na hora certa e trabalhava bem,

mas com o passar dos dias começou a atrasar, e ficar molenga no serviço, ficava sempre de cara amarrada, dizia-se cansado, e não tinha paciência com o trabalho. Hora reclamava do sol, outra hora da chuva.

Assim que terminava o serviço ia correndo embora e nem contemplava o jardim que aos poucos morria.

As folhes abertas murcharam, os botões nem chegaram a abri-se as borboletas não mais apareciam como antes, nosso jardim foi tornando-se triste, sem colorido, horrível... Eu não entendia porquê a beleza estava ficando feia, também não tinha mais vontade de brincar no jardim. Papai infeliz com a paisagem que antes era admirada e elogiada, mas no momento todos olhavam com certo desprezo; então disse ao rapaz:

- Se não trazer a beleza de volta ao meu jardim terei que manda-lo embora, nunca vi esse jardim assim antes...

O rapaz temendo perder o emprego, e também insatisfeito com o resultado do seu trabalho sentou-se numa pedra e começou a lamentar... – Porquê, porquê meu Deus! Porquê as flores estão morrendo? O que terei eu que fazer para trazer a beleza de volta? Estou carpindo, adubando, podando... o quê mais terei que fazer para que fique lindo esse jardim? Não é só de água, terra e adubo que as flores precisam?

Eu que ouvia as súplicas dele disse: - Não! O homem que cuidava do nosso jardim conversava com as flores, cantava pra elas, dançava e sorria, nunca reclamava como você reclama, ele sabia que as plantas ouvem e quando trabalha com prazer e gosto o trabalho fica perfeito, se você trabalhar feliz as plantas agradecem e o jardim voltará a ficar lindo.

Obs: Seja lá o que for seu trabalho trabalhe com alegria para que tenha bons resultados e veja que sem seu ofício sua vida seria bem pior seja qual trabalho for. O bom humor contagia e o mal humor destrói. Pense nisso.

Laura Ry
Enviado por Laura Ry em 02/04/2011
Reeditado em 15/04/2011
Código do texto: T2884614
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.