A MÁQUINA DE ESCREVER

Vou falar agora sobre a máquina de escrever.

Alguém, com certeza, vai me perguntar:

“Máquina de escrever na era do computador?”

Respondo:

“Sim, sabem por quê?"

Vamos traçar um paralelo entre as duas máquinas.

A máquina de escrever é um instrumento que ensina a gente. Quer ver?

Primeiramente ela nos coloca no nosso devido lugar.

Quando falamos que uma pessoa está usando a máquina de escrever, dizemos que essa pessoa está: “Atrás da máquina de escrever”.

No entanto, se for com relação ao computador, a pessoa está: “Na frente do computador”. Logo, a máquina de escrever nos dá a primeira lição: humildade.

Depois, quem se senta “atrás” de uma máquina de escrever, deve, obrigatoriamente, conhecer a nossa língua, pois ela não faz mais do que aceitar tudo aquilo que se escreve.

Se você não sabe concordância verbal, escreverá errado.

Se você desconhece a grafia de uma palavra, sua redação estará prejudicada.

E os tempos verbais? Verdadeiro suplício.

Depois, junta uma porção de coisas que tem nome complicado, que só professora de português conhece e que dá um frio na espinha só de pensar.

No computador, cada palavra errada é grifada de vermelho.

Se o erro é gramatical, grifo em verde.

Quando se acaba de escrever, a tela parece o distintivo do Fluminense: branco, verde e vermelho.

Como resolver? Uma tecla aqui, outra ali, regras e sugestões surgem na tela e é só optar.

Os computadores contribuem com a nossa burrice.

E a velha máquina de escrever? Sempre fiel, não dá palpite.

Escreveu errado? Problema seu.

Quer mais de uma cópia? Use carbono, suje as mãos, mas não se esqueça que o trabalho deve estar limpo: disciplina.

Assim, a máquina de escrever exige muito mais de você.

Colabora com a sua inteligência, ajuda você a memorizar regras e conteúdos da língua pátria, e, principalmente, respeita a sua individualidade. Permite que você escreva errado apenas para que você possa aprender.

O computador faz tudo isso só por um motivo: o computador tem memória.

Agora, você sabe por que a máquina de escrever faz o que faz por você?

A máquina de escrever tem alma! Pense nisso.