SOBRE A POESIA E O POETA

                Parodiando Rubem Alves, na sua reflexão a respeito do jardim e do jardineiro, faço as minhas reflexões sobre a poesia e o poeta. Quem veio primeiro, a poesia ou o poeta? Na minha humilde visão, penso que é o poeta, pois existindo o poeta, mais cedo ou mais tarde a poesia aparecerá. Já a poesia sem o poeta, mais cedo ou mais tarde desaparecerá.
           E o que seria da poesia sem o poeta? Isso me levou a indagar sobre o que é ser um poeta? Ora, poeta é uma pessoa cujo pensamento está cheio de poesia. O que faz existirem as poesias são os pensamentos dos poetas.
          Isso me fez refletir sobre outra questão: pensamentos de poetas são diferentes dos pensamentos das demais pessoas? Sim e não. Sim, se as demais pessoas forem sensíveis, sonhadoras, românticas, apreciadoras do belo e do deslumbramento que nos acomete diante de um verso bem feito.       
          Detalhes como a composição, o ritmo, as várias leituras que esse poema nos propõe, o modo como as palavras se combinam, o equilíbrio, a música a que ele nos remete. Percebe-se o capricho do autor, desde a escolha do tipo de verso, o número de estrofes, as rimas ou ausência delas, a linguagem do texto.
           Se nada disso lhe é peculiar ou não lhe diz “coisa com coisa”, você não é poeta. Pessoas excessivamente racionais passam pela vida sem poesia. Precisamos ser emocionais para compor poemas.
          É preciso que tenhamos sensibilidade para olhar o vento batendo de leve sobre a flor prestes a se abrir. E registrar isso em palavras é sublime.
           Poucos vêem o essencial, já dizia Saint Exupéry em 1943.
 

By Angela Ramalho
Imagem Google
http://naosoupatriciamassoupoeta.blogspot.com