OS OLHOS QUE O TEMPO TEM (EC) 
 

O tempo não passa

O tempo não morre
Você passa
Você morre
O tempo só te olha
Com os olhos que o tempo tem
(Zélia Freire)


 
 
Afinal, passamos nós ou passa o tempo? Li um ensaio de Levi Santos sobre o tema, com o título de “O tempo não passa. Passamos nós”, onde é dito que o homem com a sua capacidade criativa desenvolveu fórmulas para “encaixotar o tempo em calendários astronômicos e lunares. E numa tentativa de dar forma a mudança dos dias iguais, englobou o girar constante do tempo em semanas, meses, anos, décadas, séculos e milênios. Quis transubstanciar o vazio do nada, lhe dando “carne e ossos” para chamá-lo de “tempo”.
 
Li também uma pesquisa interessante onde é dito que o tempo não é absoluto, e sim tem uma certa elasticidade, que depende das emoções e do humor da pessoa. Exemplificando: quando se fica na expectativa para um acontecimento cria impaciência, o que faz com que a pessoa pense mais sobre o evento, o que parece expandir o tempo. Por outro lado, a pesquisa afirma que o temor de um evento cria ansiedade, o que significa que ele “sairá” da sua mente, tendo o efeito contrário, contraindo o tempo.


Diz ainda Levi Santos no seu ensaio, que o nosso calendário não marca o tempo. Ele marca sim, os acontecimentos cíclicos, repetitivos de nossa vida de relacionamento sob o título de história da humanidade” e que, muito embora saibamos que o tempo  não passa, estamos  sempre trocando de calendário e uma vez destituídos da capacidade  de interferir na rotação da terra, continuaremos embalados no carrossel do tempo, o qual nos fará circular pelos mesmos lugares, ouvindo os mesmos discursos e cantilenas, vendo as mesmas paisagens, o mesmo céu e as mesmas cores.
 
E, se o tempo não passa, a banda passa,vamos nós para janela
.
 
ESTE  texto faz parte do exercicio criativo "O tempo passa". Confira outros textos,explorando o tema clicando :http://encantodasletras.50webs.otempopassa.htm






 
 
 




Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 04/04/2011
Código do texto: T2888628
Classificação de conteúdo: seguro