BRASIL O PAÍS DOS DESCASOS

BRASIL O PAÍS DOS DESCASOS

“Todos enxergam alguma coisa na vida comum, entretanto, raros sabem ver”. (Emmanuel)

A irresponsabilidade, o poder de mando, o sentido de dominação, a apropriação indébita, o quanto mais tem mais quer, a briga por cargos políticos, o tráfico de drogas, a violência de todos os matizes, a corrupção, a lavagem de dinheiro, políticos de ficha suja voltando ao écran político por decisão do próprio Supremo Tribunal Federal (STF), saúde, segurança e educação sucateadas, a ânsia da dominação e outras tantas mazelas que dominam as autoridades que foram eleitas para nos representarem no parlamento brasileiro.

Com o anúncio da Copa de Mundo de 2014, para o Brasil e as Olimpíadas para 2016, no Rio de Janeiro, a situação brasileira virou um inferno, pois a cata por grandes liberações de reais virou um chamariz e o país em termos de obras passou a ser dominado pelo descontrole e desorganização. As licitações viciadas recrudescem e a luta por benefícios aumenta.

Os responsáveis pelas obras vislumbrando vantagens buscam incessantemente a liberação de verbas para início das obras planejadas, mas infelizmente as mesmas ficam somente no - ponta pé - inicial. Novo atraso das obras estruturais para a Copa 2014. A previsão é que as obras de mobilidade urbana comecem em setembro, quando devem ser iniciadas as desapropriações e intervenções, nas vias que levam ao Castelão. É a segunda vez que o início das obras é adiado. Primeiro seria em janeiro de 2011, depois junho e agora, só Deus sabe.

Todos nós sabemos que muitos casos de desapropriação demandam tempo, pois em diversos casos a briga vai para na justiça, isso é uma temeridade e poderá causar novos atrasos. O caso é grave. Além do mais, uma onda de doenças virais transforma o país em estado de calamidade pública. Dengue, conjuntivite, doenças viróticas em crianças, adultas e pessoas idosas tem suas proliferações em decorrência da deseducação de parte da população que joga lixo nas ruas, picham o patrimônio público. O mais grave é que não respeitam as leis.

Será que a justiça tem braços curtos e só consegue alcançar os fracos e oprimidos? O carro em que o juiz estava colidiu com uma moto na Avenida Washington Soares, segundo a Perícia, o motociclista foi arrastado por 115 metros. O teste do bafômetro feito pela Polícia indicou que o juiz havia ingerido bebida alcoólica acima do permitido pela Lei Seca. Ele foi levado para a delegacia e liberado em seguida. Um maluco adentra um colégio na Zona Oeste do Rio de Janeiro, causa pânico, mata quase vinte estudantes e funcionários, e depois é morto pela Polícia. Divergências entre governos – Ministério Público Federal (MPF) investiga posse de terreno para aquário.

Tanto Prefeitura quanto Dnocs afirmam serem proprietários onde o Estado pretende construir um aquário, na Praia de Iracema, e cobram indenização. Alheio a polêmica, Governo já derrubou prédio e dá andamento à obra. Com a mesma rispidez com que aniquilou a Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, o dono do Estado, isto é, o governador repete a arbitrariedade com o terreno de propriedade alheia para construção de um aquário. Durma-se com tanto barulho e abuso de autoridade.

Com custo estimado de R$ 250 milhões, o chamado Acquário Ceará está previsto para ocupar uma área de 21,5 metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos. O local armazenará 15 milhões de litros de água. A finalidade é turística, pedagógica e cientifica. Será?

Poluição em área de interesse ecológico. Lixo e esgoto no Parque do Cocó – O Povo foi ao local objeto de disputa política e jurídica e constatou que área de interesse ecológico está degradada. Monturos deixados e esgotos em córrego nas proximidades do rio foram encontrados pela equipe do jornal O Povo, ao percorrer parte do local que foi confirmado pelo Tribunal de Justiça como área de Interesse Ecológico (Arie).

Como vamos sediar um evento mundial com ruas e avenidas com asfaltos danificados, buracos astronômicos, ruas e avenidas sem saneamento básico, águas acumuladas, sujeira, bocas de lobo entupidas e epidemias constantes de dengue e sem um hospital de base, para atender as pessoas que virão a Fortaleza.

O que a prefeita se esquece de fazer não encontramos em nenhum gibi, entretanto gasta milhões em publicidades na mídia local, principalmente a televisiva. A Segurança deveria ter um tratamento diferenciado, visto que será um dos pontos fortes para o evento esportivo. Policiais estressados, mal pagos, despreparados, e para cobrir essas distorções governador começa a construir fachadas mais bonitas para as delegacias de polícia e viaturas pomposas, mas o vetor de maior importância ele esquece, ou faz de conta, que é investir no ser humano.

O policial continua sofrendo desde o governo das mudanças do Sr. Tasso Jereissati. O efetivo está defasado em proporções alarmantes comparando o ao crescimento da população. Por que tratam tão mal nosso Estado e nossa querida Fortaleza? Governador e Prefeita, mesmo com as reeleições não disseram o que vieram fazer em prol da capital e do Estado. O primeiro um caldo de bila, o outro um caldo de farinha com ovos, mais conhecido como caldo de caridade. Fortaleza-ônibus superlotados. Passageiro paga mais carro para evitar terminais.

Em quatro dos sete terminais da Capital, a superlotação faz com que passageiros embarquem em veículos do lado de fora. O cidadão paga uma nova passagem na tentativa de fugir da desorganização nas plataformas e das filas enormes em horários de pico. Rio de Janeiro – Governo faz ação contra dengue. Nos últimos dias servidores e funcionários do Rio de Janeiro visitaram 50.110 casas em 92 cidades. O objetivo é combater a dengue. Na cidade do Rio de Janeiro os números de casos aumentaram 17% entre fevereiro e março. Medidas preventivas reduziram vítimas de dengue, no Brasil em quase 40%.

Entretanto, na cidade do Rio de Janeiro o número de casos aumentou 17% de fevereiro para março, o que tem motivado ações intensificadas nos últimos dias. Depois que exterminaram com a classe dos conhecidos como “mata Mosquitos”, a situação caótica se instalou e não quer mais sair. Economia – um alerta para o governador Cid Gomes: “Ceará fica bem atrás de Pernambuco e Bahia em investimentos privados”. O volume de recursos atraídos pela Bahia entre 2007 e 2010 é onze vezes superior ao do Ceará, com R$ 10,5 bilhões contra R$ 910 milhões. Na comparação com Pernambuco, a diferença é de cinco vezes. E os políticos cearenses o que têm a dizer?

Planos de Saúde irão subir em torno de 12%, e médicos de planos não devem receber pacientes para consultas hoje. O dia é de protesto contra valores considerados baixos recebidos por procedimentos eletivos, enquanto isso, determinado Plano de Saúde gasta milhões com clube de futebol. Sinceramente como estamos envergonhados com a situação deletéria que se instalou no Brasil, visto que os problemas são iguais em todos os Estados da Federação. Ser grande à frente dos homens é sempre fácil. A astúcia consegue semelhante fantasia sem qualquer obstáculo. Salve-se quem puder, pois estamos entregues a irresponsabilidade e ao acaso.

A ociosidade é grande, pois faltam empregos e o avanço da informalidade é real. Calçadas e ruas são tomadas por vendedores ambulantes e pessoas que vendem bebidas e comidas sem nenhuma fiscalização por parte dos órgãos da Saúde sanitária. Com a distribuição desordenada do - bolsa família - estamos encontrando dificuldades em encontrar pessoas para a execução de serviços gerais. Pense Nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIR/CE- DA ACE- DA UBT E DA AVSPE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 07/04/2011
Reeditado em 07/04/2011
Código do texto: T2894622
Classificação de conteúdo: seguro