Contagem regressiva

Há trinta anos quando cheguei no Rio Mearim em Vitória do Mearim no Maranhão ali era um paraíso, rio de águas cristalinas, abundância de peixes, inclusive tomamos banho as tardes naquelas águas cristalinas e transparentes.

Agora quando o rio vai baixando suas águas depois das cheias nos barrancos vão ficando sujeira ou seja aquele barro babento ou aquele barro oleoso onde não existe mais vida vegetal e animal. Aqui em Lagoa da Prata próximo a Embaré quando criança já pesquei trairas e piabas zuiudas, naquela época das enchentes a gente pegava curimatãs, agora veja a que foi reduzido este córrego e os demais afluentes dele.

E as famílias? Bem! As famílias também foram reduzidas ao mínimo, um desastre para a humanidade. Veja bem! Aqui na Av. Getúlio Vargas onde moro a mais de quarenta anos, nestes dois quarteirões vizinhos do número 108 ao número 250 veja minha família, papai teve dez filhos, ao lado seu Zé Custódio dez filhos em frente seu Vasco nove filhos, ao lado seu Zico dez filhos, mais a frente Seu Tote dez filhos, dessas famílias nenhum ancião acabará sozinho ou num asilo, pois tem sempre um ou mais filhos cuidando deles. Os filhos destas famílias numerosas e abençoadas, seus descendentes o que teve mais filhos só chegaram a dois.

Os filhos estudam e casam-se por lá onde se formaram. Dificilmente escaparemos do divórcio, hotel dos idosos ou asilo. Hoje tenho nítida convicção de que é melhor ser pai de dez ou mais filhos até passar falta das coisas, pois o casal nunca acabará sozinho ou num asilo e sem uma história.

Com urgência temos que salvar as águas, temos que salvar as famílias. Somente assim salvaremos a vida no planeta terra. Famílias e águas não conseguem viver isolados um do outro. Este abuso da liberdade ou seja libertinagem não deu certo. Este negócio de ficar, pai solteiro e mãe solteira abriu uma brecha para Satanás e ele entrou com suas sacolas cheias de drogas para detonar a humanidade.

Somente sua fé te conduzirá aos mistérios da salvação. Um homem sem fé não vê Deus em nada. Um homem de fé vê Deus em tudo, inclusive nas tribulações. “Welcome to progress”.