NA CIDADE, UMA PESSOA.

Gente que gosta de viagens turísticas vê muita coisa legal. Aprende coisas de muitas culturas, o que é muito bom. Eu descobri que não gosto de viajar faz muito tempo. Tava tudo muito bom tudo muito bem, mas no terceiro dia batia uma angustia sem explicação aparente.

Tava na minha cara e eu não víamos. Era saudade de minha cidade, de minha casa, das minhas coisas do dia a dia. Eu ficava num estado de tristeza que nem prestava atenção em nada. Passava horas em quarto de hotéis.

Naquelas ocasiões a pessoa, ou pessoas que estavam comigo ficavam preocupadas, o que não era legal para seus divertimentos. Eu ficava chato prá caraca. Juntava minhas coisas e voltava para casa. Como era bom chegar em casa. Assim descobri que não gosto de viagens.

Minha amada filha aos 25 anos de idade tem mais horas de vôo e quilômetros rodados, no bom sentido, do que eu. A cerca de 4 anos resolvi aceitar convite para ir as Minas Gerais. A pessoa insistia há anos para eu aceitar o convite.

Todo início de ano essa pessoa vai a Minas. Visita várias cidades. Sempre começando por Ouro Preto e depois muitas cidades fora do circuito turístico. Como eu comi barro mineiro. Estradas que nunca acabavam, poeira interminável. Puta que pariu, como eu xingava. Eu detesto poeira.

Vi e ouvi coisas maravilhosas é claro. Mas nada do que vi e ouvi, ficou mais dentro de mim que uma pessoa da cidade de Tiradentes. Nosso primeiro contato foi na praça, era sábado. Eu já o conhecia de nome, e sabia que era especial, mas não sabia o quanto.

Anos ouvindo amigos e amigas falarem como era especial o senhor Tião Paineira. Eu fiquei vinte e oito dias nas Minas Gerais. Seu Tião Paineira vai ficar dentro de mim para sempre. “um veio caminhão de um olho só”. É como ele se define.

Perdeu a vista esquerda trabalhando o barro num torno movido por seu pé. Contador de causos, voz grave, linda. Sempre lembrando as coisas que aprendeu com seu avô. Senhor Tião Paineira. Estava com Setenta e nove anos quando nos abraçamos.

“Linda como a gota do orvalho na folha de inhame”.
Assim seu Tião define a beleza da mulher.

Cidade de Tiradentes nas Minas Gerais. Eu conheci o senhor Tião Paineira. Esse mundo é uma merda, mas há nele pessoas que deveriam viver para sempre, com a missão de ensinar ao resto do mundo o verdadeiro significado de ser humano. Gostaria de saber que seu Tião Paineira ainda vai a praça aos sábados.























 
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 13/04/2011
Reeditado em 06/10/2011
Código do texto: T2906798
Classificação de conteúdo: seguro