A revolução de Parnaguá – 1840

Em 1840 na vila de Parnaguá no Piauí irrompe uma rebelião liderada pelos popularmente conhecidos de “caraibanos”, gente de família de prestígio naquela região, revolta que perdurou por um ano em solo piauiense, manchando de sangue inocente esta terra. O motivo a insatisfação com o autoritarismo dos prefeitos de então.

Combatendo no Maranhão contra os balaios José Martins de Sousa, retorna a terras piauienses para sufocar o movimento rebelde. são vários os combates travados nos vales do Uruçuí e Gurgueia, até a derrota dos rebeldes nas proximidades de Parnaguá pelas forças militares de José Martins. Os rebeldes logo procuraram os balaios para se unir a estes.

O governador da Província do Piauí pede auxilio militar ao governo da Bahia. As tropas baianas chegam sob o comando de Antonio Magalhães e Castro.

O enfraquecimento e fim da rebelião se dá quando em combate às margens do Gurguéia o chefe revolucionário Manuel Lucas de Aguiar. Inicia-se a dispersão dos “caraibanos”. Manuel de Sousa Martins entra em Oeiras à frente de suas tropas em dezembro de 1840 onde é reverenciado.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 14/04/2011
Código do texto: T2908737
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.