QUEM ATIRA O PAU NO GATO, NO GATUNO, LALAU?

As crianças desde pequeninas, sabem que gato não morre com uma simples paulada, talvez porque realmente ele tenha sete fôlegos, sete vidas, talvez... Não quero aqui, por suposto estimular a perseguição ao bichano indefeso.

Mas quero falar de fato, de outros e outros gatos que vivem em outros planos...

Há gatos de família, criados com todo conforto; também há gatos de rua, que reviram latas de lixo e desconhecem portanto o que significa o luxo. Há gatos que as mocinhas disputam a atenção, há gatos que se você andar displicente na rua, levam sua bolsa, seu celular, seus anéis, seu cordão,... Há gatos que miam e outros não... Mas se eles no telhado ronronam e fazem:MIAU, MIAU!!!..., é sempre porque têm fome, seja de amor ou de pão...

Gatos mudos são traiçoeiros,... nesses tem que descer o pau, eles levam nosso dinheiro, a nossa dignidade, sejam gatos, gatunos, do tipo que atacam na surdina da esquina da rua, ou nas esferas dos poderes, de colarinho branco: LALAU, LALAU.

Dessa qualidade de gatos, existem algumas diferenças, o primeiro se esquiva da luz, outro é noticia na imprensa; o primeiro é perseguido e preso, o outro sabe que o crime compensa; o primeiro usa revolver e bala, o outro faz discurso e dá sentença; o primeiro não tem direitos, o outro dos direitos se argumenta, ajuíza, parlamenta;...

Quem atira o pau nesses gatos, quem acerta sua espinha: A justiça que anda às cegas?, Os poderes que acobertam? ... o que a gente assiste, e infelizmente aceita passivamente, são gatunos fazendo festa com os ratos e ratazanas na orquestra. E no final dividem os pedaços grandes de pizza da nossa saborosa massa cinzenta... o Brasil vai dando jeitinho: “se a justiça anda à cegas, com um bom suborno é possível fazê-la atravessar a rua”,... Qual rua: a minha?, a sua?, a da prefeitura?, a da Câmara dos deputados?, a dos magistrados? ... com certeza será sempre uma rua que se desvie do nossos direitos de cidadão... Então, resta-nos enfim aceitar, ou acertar o pau nesse gato com jeito, porque já chega de vê-lo gatunando em nossas vidas...

((Irene Cristina dos Santos Costa - Nina Costa, 16/04/2011))

Nina Costa
Enviado por Nina Costa em 16/04/2011
Reeditado em 29/06/2011
Código do texto: T2912776
Classificação de conteúdo: seguro